Como visitar Oslo

Este artigo poderia chamar-se “o que fazer em Oslo”, mas não era a mesma coisa. A ideia que quero passar, através dele, não é o que há para fazer por aqui… Mas sim o que eu gosto de fazer/ver por aqui. Oslo, mas pelos meus olhos. Todas as fotografias neste artigo são minhas.

IMG_20151228_115529607_HDR

Esta minha cidade adoptada tem uma forte competição, coitadinha, da parte de outras capitais europeias com muito mais história e “lugares bonitos de se ver”. Comparada com elas, é um bebé. Literalmente! Para explicar isto, posso começar por falar um pouco da história recente da Noruega e da sua capital.

Para quem não sabe, a Noruega só teve a sua Constituição em 1814, e só passou a ser uma monarquia independente a partir de 1905. Isto, em termos históricos, é muito recente. Antes da Noruega ser o que é, e ter a imagem que tem (perante o resto da Europa e do mundo), já foi governado tanto pela Dinamarca como pela Suécia. O país era maioritariamente povoado por camponeses, com pouca cultura e poder em comparação com os outros dois, e a luta para se fazer ouvir e mesmo criar a sua própria identidade durou séculos. Graças ao petróleo tornaram-se mais tarde um dos países mais ricos do mundo, quando ninguém esperava! Resumindo e concluindo: gostam de esfregar isto na cara dos outros, e têm muito orgulho no seu país e na reviravolta que deram.

Ou seja, e isto para quê Maria? Para vos explicar que a história aqui não tem tanto impacto. Não há um marco histórico a cada esquina, ou mesmo uma igreja, como em outras capitais. Mas há toda uma envolvência, um sentimento no ar, que é diferente da maior parte dos lugares onde já estive. Antes de viver em Oslo vivi em Hamburgo, e costumo dizer sobre ambas que não são as melhores cidades para se visitar… mas são excelentes para se viver! Em termos arquitectónicos, Oslo é industrial e fria. Está constantemente em obras, a nascer a cada minuto, é uma cidade recente e global. A natureza está presente em todos os recantos, há imensos parques, e uma tranquilidade de fazer inveja a muita gente. Caminhar por Oslo é estar na cidade e no campo ao mesmo tempo, com o melhor dos dois! 🙂

Ao longo dos últimos 03 anos (04 na Noruega, 03 em Oslo) tive oportunidade de fazer várias caminhadas aleatórias por aqui, e ir descobrindo locais favoritos. Segue abaixo a lista daqueles que quero partilhar convosco, alguns deles não irão constar em roteiros turísticos, e acreditem que vale a pena uma visita! A ordem em que os vou colocar é aleatória, não por preferência.

 

  • Aker Brygge

Para quem gosta de arquitectura moderna e zonas posh e bem polidas, Aker Brygge é o local a visitar, sendo Tjuvholmen a zona mais chique (e cara) para se viver. É aqui que a maior parte dos habitantes de Oslo se dirige para aproveitar os fins de tarde, fazer compras ou jantar fora.  É uma área muito frequentada pelas “celebridades”, e com boa oferta em termos de vida nocturna. Eu gosto de ir até esta zona, especialmente no Verão, para comer um gelado ou simplesmente relaxar com vista para o fjord, e ver os barcos na marina. Aconselho uns passeios por aqui, para sentir Oslo e observar como as pessoas vivem, ou simplesmente para uma visita ao museu Astrup Fearnley (arte moderna). Também se encontra em Aker Brygge uma boa oferta de restauração, especialmente para comer peixe e marisco.

IMG_0216

 

  • Ekebergparken

Talvez o meu sítio favorito em Oslo, em todas as estações do ano. O parque Ekeberg é o local perfeito para passear e apreciar tanto natureza como arte. É um parque extenso e cheio de esculturas inspiradas na história da Europa, mas para as encontrarmos (e acho que ainda não encontrei todas) temos que nos embrenhar no bosque e percorrer diversos trilhos. A arte em si está completamente em harmonia com o ambiente do parque, e para mim é um local de sonho! Seja no Verão, com a paisagem verde e num dia de sol, ou no Inverno com a magia da neve. Só mesmo ver para compreender. 🙂 Há também um café e um restaurante nesta zona, ambos com uma vista espectacular sobre o fjord de Oslo.

forum-ondeé

 

  • Bygdøy/Huk

Bygdøy (que se pronuncia “Big-dôi”) é uma península em Oslo, muito conhecida como a “zona dos museus”, porque é lá que a maior parte deles se localiza e aconselho a visita aos mesmos. No entanto quero principalmente falar do valor natural e arquitectónico desta zona, porque é a também uma das minhas favoritas. Quem vai aqui só pelos museus, perde muito. O ideal é sairem na última paragem do autocarro, em Huk, para um passeio – e prestem atenção ao caminho. Verão muitas casas típicas norueguesas, enormes mansões, e de repente sentir-se-ão no campo e não na capital da Noruega. E em Huk, se forem caminhar pelo meio do bosque, irão parar a praias secretas no fjord. Soa bem ou não? 🙂 Preparem-se para ver muitos habitantes locais, e poucos turistas.

IMG_6319

 

  • Vigelandsparken

Este quase dispensa apresentações, mas tenho que o incluir na lista. Todas as esculturas neste parque foram feitas pelo mesmo artista – Gustav Vigeland – o qual também projectou o parque em si. As esculturas que nele podem apreciar foram inspiradas na humanidade, nas diferentes fases da vida. Não me vou alongar em explicações porque não é esse o objectivo deste artigo, mas quero referir que para mim a estação do ano que mais favorece este parque é o Inverno. Esculturas imponentes e carregadas de sentimento, um ambiente misterioso e neve! Mistura perfeita. Mas não se esqueçam de levar os agasalhos… 😀

IMG_0082

 

  • Sognsvann

Esta zona já é quase fora de Oslo, bem longe dos habituais roteiros turísticos, mas facilmente acessível por metro. Basicamente é um enorme lago, com um parque à volta, e a possibilidade de enveredar por trilhos no bosque. Uma boa dose de natureza, e da boa! Não deixem de visitar, e comam um waffle com doce de morango por lá, à boa maneira norueguesa. 🙂 Local perfeito para um piquenique em família, bonito em todas as estações. No Inverno, o lago “desaparece” e dá lugar muitas vezes a um enorme ringue de patinagem.

IMG_20151023_134633800_HDR

 

  • Sørenga

É a praia de Oslo. Incluo na lista mais por ser diferente do que nós portugueses conhecemos, e também porque pode ter interesse para quem aprecia arquitectura. Não sei descrever este sítio, vão lá ver! 😀 Apreciem como os noruegueses dão a volta ao facto de não terem praias de sonho como nós… 😛 Vale a pena nem que seja por isso, para ter uma boa lição sobre o estilo de vida nórdico. Se o tempo estiver bom, aproveitem para um mergulho nas águas do fjord.

IMG_7768

 

  • Gamle Byen

A tradução literal disto é “a cidade velha”. E é por isso que aconselho o passeio por esta zona! Uma boa oportunidade para ver as típicas casinhas de madeira e os antigos casarões. Tudo o que verão por lá é extremamente diferente daquilo que vimos ao crescer em Portugal, por isso não deixem de visitar.

IMG_7870

 

  • Akerselva, St. Hanshaugen e Grunnerløkka

Para conhecer Oslo é obrigatório um passeio à beira rio, particularmente na zona de Grunnerløkka. É também nesta zona que se encontram mais (e melhores) bares e restaurantes. Acompanhem o rio, descendo pela cidade, e apreciem a natureza e as cascatas. No Outono então… é de tirar a respiração! Por entre as cores das árvores e das casinhas de madeira não saberão para onde se virar primeiro. 🙂 St. Hanshaugen é também uma zona muito bonita e tranquila para passear, com edificios coloridos e vários recantos para descobrir.

IMG_20150609_173835599_HDR

 

  • Hovedøya

Oslo tem o seu arquipélago, e esta ilha é a principal. No Verão será o sítio ideal para fazer praia, e por lá encontram também onde comer. Se tiverem o bilhete diário para os transportes públicos, o barco para Hovedøya está incluído – dirijam-se a Aker Brygge para o apanhar. Esse mesmo barco oferece-vos a possibilidade de um tour pelo arquipélago todo, já agora, sem custos adicionais! Na ilha terão a oportunidade, com sorte, de travar conhecimento com raposas, e mais uma vez perder-se na natureza. Por esta altura começam a ver um padrão, não é? 🙂

IMG_3018

 

  • Karl Johans gate e Slottsparken

A rua principal de Oslo e o palácio do rei, ambos facilmente encontráveis em qualquer roteiro. A zona de Oslo onde há mais vida, mais multidões, onde se concentram as montras das marcas famosas. Incluo-os aqui porque na altura do Inverno ficam o máximo, com as luzes, as feiras de Natal e a pista de patinagem no gelo. Simplesmente percorram a rua, desde a estação central até ao Palácio, e vão apreciando as vistas pelo caminho. No Palácio, não deixem de explorar os jardins, pois são lindos e também cheios de surpresas!

IMG_0149IMG_0265

 

E por hoje chega. Agora que tenho um blogue, à medida que for descobrindo mais locais que gosto em Oslo, vou partilhando convosco e adiciono à lista.

Se tiverem perguntas sobre os locais que enumerei, ou os transportes para lá chegar, coloquem na secção de comentários. Não quis escrever tudo para não ficar muito longo, mas tenho informação para dar e para vender. 😀

Espero que gostem! 🙂

 

6 thoughts on “Como visitar Oslo

Add yours

  1. Olá Maria 🙂

    Um olhar intimista, de apreço pela natureza, da parte de quem já tem um conhecimento detalhado da capital norueguesa. Gostei muito de ler o texto!

    Sinceramente, por uma ou outra razão, nunca olhei para Oslo como uma cidade a visitar – há sempre outras prioridadades que parecem mais interessantes.

    Porém, olhando para as fotografias, e para o “carinho” com que falas de todos os recantos, despertas a vontade de comprar um voo, reservar um hotel e partir à descoberta.

    Numa próxima oportunidade, queres contar como foi a vivência em Hamburgo?

    Liked by 1 person

  2. Olá Ricardo! Obrigada pelo comentário. 👍🏻😊
    Compreendo que Oslo não chame a atenção das pessoas como outras capitais, normalmente quem procura a Noruega vai logo para outras cidades como por exemplo Bergen – mais perto das paisagens emblemáticas. Mas pelo menos um dia, Oslo merece.
    Quanto a Hamburgo, o que disseste é uma excelente ideia! Já ando com vontade de lá voltar, para reavivar memórias e actualizar fotografias, e um post no blog poderá ser o argumento perfeito.
    Cumprimentos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: