De visita à CM de Oslo

Após escrever o artigo sobre os meus locais favoritos em Oslo, surgiram mais uns quantos na ideia, os quais não inclui na lista mas vou acrescentando. Este é um deles, uma agradável surpresa que tivemos há uns tempos: a Câmara Municipal.

IMG_7671-1

Volto a referir que todas as fotografias no blogue são da minha autoria.

Já conhecia este edifício por fora, e nunca falha a prender-me o olhar. Imponente de uma forma clean, à maneira nórdica. Do meu ponto de vista poderia ser perfeito para albergar o Ministéria da Magia, no mundo de Harry Potter. 🙂 O nome norueguês é Rådhus, e aquele “å” lê-se “ó”.

IMG_7644-1

IMG_7647-1

IMG_7670-1

Num dos nossos passeios pela cidade, resolvemos entrar na Câmara Municipal para um tour gratuito. Assim que transpus aquela porta fiquei maravilhada (imagens acima). O edifício por dentro é diferente do que estamos habituados, pois os nórdicos são sem dúvida um povo muito distinto dos portugueses, quer em atitude quer em termos de história e influências arquitectónicas. Pelos meus olhos, este edíficio tem uma grandiosidade não opulenta, mas discreta e com classe. Claro que gostos são gostos, não se discutem, mas eu gostei e muito!

IMG_7661-1IMG_7650-1IMG_7652-1IMG_7653-1

Foi inaugurada em 1950, e está decorada com motivos alusivos à história e cultura norueguesas. Situa-se na zona centro da cidade, virada para o fjord de Oslo. Ao longo da visita há vários e belos pormenores para serem apreciados. No seu interior, os espaços são amplos e podemos deambular à vontade.

Abaixo podem ver algumas fotografias que tirei das pinturas nas paredes. As cores e formas são fora dos padrões a que fomos habituados em Portugal, em locais oficiais, não acham?

IMG_7660-1IMG_7662-1IMG_7668-1

A inspiração por detrás dos murais e tectos decorados vem muitas vezes da natureza, um bom exemplo disso é a imagem acima. Ao visitar e observar estes espaços sentimo-nos transportados para um mundo diferente, misterioso e mágico. Leva-nos a reflectir nos valores desta nação, por aquilo que escolheram representar aqui.

 

Nas imagens acima, dois pormenores: do chão e de uma porta. Na primeira está representado o forte de Akershus, o forte da cidade que dizem ter inspirado o castelo do Frozen (Disney). Desafio-vos a, quando vierem cá, descobrirem estes dois locais e partilharem comigo a prova. 🙂

Para terminar, a vista das janelas do edifício para a zona de Aker Brygge, e o fjord de Oslo.

IMG_7646-1

A entrada é gratuita, e o horário de abertura é entre as 09 e as 16h. Se assim o desejarem, há também a opção de contratar um guia para um tour mais completo. Aqui também terão acesso gratuito à internet.

Se tiverem sugestões de sítios para eu visitar, e vos trazer o relato, entrem em contacto. PS: Falta uma semana para o próximo passeio! 😀

Espero que gostem e que venham ver ao vivo!

7 thoughts on “De visita à CM de Oslo

Add yours

  1. Pingback: Como visitar Oslo
  2. Quem diria que um local por onde passas tantas vezes poderia encerrar surpresas por conhecer…

    Como arte e arquitectura não são propriamente a minha “praia”, abstenho-me de comentários muito elaborados; porém, basta ter olhinhos para apreciar e saborear muitas das imagens que partilhaste.

    (As fotos estão excelentes)!

    Continuando: gostei, e concordo, quando escreves – “grandiosidade não opulenta, mas discreta e com classe”. O meu gosto leva a valorizar o calor dos tons quentes, o toque da madeira, a suavidade do veludo.

    Engraçado que, sendo a Noruega um país frio, o edifício oferece-nos um sentimento de aconchego, harmonia, quase protecção. Um aparte: as pinturas são um bocado eróticas, não? 🙂

    No conjunto, com as fotos (pareces uma profissional), o texto ficou impecável. Dá para “ver” o carinho com que falas da cultura, das tradições, e não só, do país que te acolheu. Quanto já és norueguesa?

    Beijinhos

    Gostar

    1. Eu gosto que eles usem os tijolos, não é? Os tons quentes dos tijolos… Já a CM de Estocolmo é semelhante, e ambos os edifícios foram construídos pela mesma altura.

      As pinturas não me parecem eróticas… Mas de facto há sempre aquela tendência para pintar o corpo nu. Mais pelo lado natural que o erótico, penso eu.

      Diria que já sou, pelo menos, 45% norueguesa… 😀 Ou melhor, nórdica. Mas sempre tive uma costela disso, é de desconfiar.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: