O Pai Natal chegou a Oslo

Hoje, dia 18 de Novembro de 2017, abriu oficialmente a temporada de Natal aqui na minha cidade adoptada. O mercado de Natal mais popular, chamado Jul i Vinterland (“Natal no país do Inverno”), foi inaugurado pelas 10 da manhã. A entrada é gratuita e há muito para ver, comer e fazer. Nós andávamos por essa zona para visitar o Parlamento Norueguês (o que será contado noutro artigo), pelo que vimos logo tudo em primeira mão.

JuliWinterland_21017_3-1
A multidão e o alce falante

É Sábado, por isso os noruegueses estavam todos na rua a passear com as suas famílias, e o cenário estava perfeito para qualquer amante de mercados de Natal. Em algumas das bancadas pode ver-se neve falsa, mas no chão há neve a sério, e tudo parecia tirado de um conto de fadas! A pista de gelo começava a animar, com os primeiros artistas do dia a aquecer para o show já habiual aqui (turistas e estrangeiros ficam embaraçados a ver a facilidade com que esta gente se move no gelo). E a roda gigante iluminada rodopiava com os seus primeiros passageiros.

JuliWinterland_2017-1
A roda gigante e decorações de Natal

Para tornar tudo mais perfeito, chegou o Pai Natal quando já várias crianças esperavam por ele, e como os mini-norueguesinhos são tão engraçados e fofinhos foi caso para eu me derreter a ver a cena. Os miúdos aqui, equipados para a neve, são a coisa mais amorosa de sempre! Também ajuda à festa o facto do Norueguês (língua) ter a sonoridade própria de uma criança a falar, por isso é impossível ficar indiferente perante um mar de mini-vikings.

Passeámos pelo mercado, que estava verdadeiramente apinhado de gente, e mais tarde (já depois da visita que referi no primeiro parágrafo) almoçámos por lá. O almoço merece ser relatado aqui, pois havia porco no espeto!! Algo nunca antes visto em terras norueguesas, pelo menos por nós… E ficámos felizes e entusiasmados, pela perspectiva de “comida a sério”. Ao nosso lado a admirar o porco estavam duas senhoras, norueguesas de gema, comentando entre si como aquilo era estranho e fazendo um ar duvidoso – claro! 😀

Para quem quer provar uma iguaria daqui e não fica com peso na consciência de matar ajudantes do Pai Natal, podem provar neste mercado um hambúrguer de rena. É típico e é bom!

Depois do almoço ainda comi umas amêndoas caramelizadas, e babei para cima de uns waffles mas resolvi guardar essa hipótese para a próxima visita.

Fizemos directo no Instagram, está disponível na página, e aproveito para avisar que se quiserem ver os nossos próximos passeios devem seguir-nos por lá! Amanhã partimos para Paris, onde certamente também veremos muita animação de Natal, e prometemos partilhar as alegrias. 🙂

JuliWinterland_2017_1-1
Prémio para quem leu o artigo até ao fim – maçãs caramelizadas!

5 thoughts on “O Pai Natal chegou a Oslo

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: