Um dia em Paris

Para completar o primeiro artigo sobre Paris vou partilhar neste os locais que visitámos, através de algumas fotografias e apontamentos. O dia começou cedo e aproveitámos bem, sem nos aventurar em correrias desnecessárias, mas houve locais icónicos que ficaram fora do roteiro. O percurso foi mais ou menos este:

Na realidade vimos e andámos muito mais do que o mapa mostra, mas foram escolhas pessoais e sem relevância para o artigo, por isso marquei e falarei apenas desses pontos. Neste dia demos mais de 30.000 passos e fizemos à volta de 25km a pé!

Sem mais delongas, aqui vamos nós:

  • Montmartre, Moulin Rouge e o Sacré-Coeur

Como ficámos alojados na zona de Montmartre, estes foram os primeiros alvos de visitas, tanto na primeira noite (logo após o check-in no hotel) como logo de manhã.

Passámos pelo cemitério de Montmartre, pelo Moulin Rouge e, claro, pela Basílica Sacré-Coeur. Na zona do Sacré-Coeur evitámos a escadaria principal, subindo pelas traseiras e descendo por uma escadaria na rua ao lado, para não temos de nos cruzar com o fluxo de turistas ou com os vigaristas das pulseiras. Funcionou na perfeição e ninguém nos abordou!



  • Galeries Lafayette e a Grand Opera

Apesar de ter marcado no mapa para me orientar, as galeries Lafayette não estavam no roteiro que tínhamos planeado inicialmente. No entanto nesta época (final de Novembro) já se encontravam enfeitadas para o Natal, pelo que resolvemos ir espreitar. Não nos arrependemos!

A Ópera é um edifício extravagante e mostruoso, exemplar perfeito da opulência de Paris. Vi-a de vários ângulos e deixo aqui uma fotografia.

  • Margens do Sena, Jardin des Tuileries e Museu do Louvre

Sempre que conseguimos passeámos pelas margens do rio para andar com mais calma e com menos gente/trânsito nas imediações. Visitámos também as diversas pontes que o atravessam, o observámos o Museu D’Orsay e o anúncio gigante para o perfume J’Adore (que o F adorou!). Percorremos o Jardin des Tuileries, onde havia uma roda gigante, mas não fomos para esse lados. Dominavam os tons de Outono no parque.



Caminhámos até à zona do Museu do Louvre, só para ver as vistas, pois com um dia seria impossível visitar. Visitei da primeira vez que estive em Paris e guardo boas memórias.

  • Catedral de Notre-Dame

Esta foi uma agradável surpresa. Quando a vi a primeira vez, há uns anos, achei mais pequena do que esperava, mas desta vez pareceu-me maior e mais bonita. Visitámos o interior (a abarrotar de turistas!) para ver os bonitos vitrais e aprender mais sobre a sua história.

Depois fomos dar uma volta pela área, para admirar outros ângulos da Catedral, estes menos procurados pelas multidões.

  • Panteão e Jardins do Luxemburgo

Passámos pelo Panteão, admirando a zona à volta que é muito bonita, e de onde se avista a Torre Eiffel. Estava a decorrer uma exposição sobre a Marie Curie.

Depois descemos a rua para os Jardins do Luxemburgo, esperando algo muito melhor, mas não impressionou.
Nota: Aproveito para dizer que todas as fontes da cidade estavam desligadas e vazias durante a nossa visita, e havia obras por todo o lado, o que neste caso tenho a certeza que tirou ambiente e impacto ao local. Foi pena.

  • Torre Eiffel

Não tínhamos qualquer intenção de subir à torre, nem de a ver de muito perto. Mas queríamos vê-la iluminada e enquadrada na paisagem da cidade, e isso concretizámos, observando da zona de Trocadero. Não desiludiu, até pelo contrário, talvez pelo simbolismo romântico apreciei bastante este bocadinho! 🙂

 

E pronto, o nosso dia foi mais ou menos isto. Faltou referir o Quartier Latin, que me tinha sido recomendado por uma entendida da cidade, e do qual gostei bastante.

Paris continuou a não me cativar muito, por uma questão de gostos pessoais, mas estou certa que lhe darei outras chances e hei-de lá voltar – quanto mais não seja para revisitar o Louvre.

Au revoir 🙂
Fiquem atentos, porque a seguir vamos para a Disneyland Paris! 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: