Ser emigrante não é um drama, nem um feito extraordinário, mas mesmo assim tem muito que se lhe diga. O nosso dia-a-dia é animado por pequenas descobertas e batalhas peculiares. Ora, por exemplo:
No outro dia fui a uma loja nova (descoberta!), uma loja não norueguesa, com mais oferta de produtos e muitos rótulos estranhos e ilegíveis para mim (batalha!). No meio de tanta coisa nova, e confusão de pessoas lá dentro, tive que ter paciência para procurar o que queria (não é o meu forte…). Já não me lembro do que precisava, mas antes tinha estado em 3 supermercados ditos normais e não encontrei – batalha típica de portugueses a viver aqui, pois os noruegueses não comem como nós.
Com tanta coisa nova e empolgante, acabei por saír de lá com muitas compras feitas, e nada do que tinha ido buscar. Uma dessas aquisições foi… um frasco com tremoços! O F assim que os viu quase deitava a loja abaixo de felicidade, pois aproximava-se o derby Porto-Benfica e ver futebol não é o mesmo sem tremoços (pelo menos é isso que ele diz).
Durante o tal derby e enquanto ele assistia e comia os tremoços de uma taça, eu estava sentada ao lado a ler um livro (Pendergast!). Rapidamente foi necessário voltar a encher a taça dos tremoços, e para que o religioso acto de ver futebol não fosse perturbado (hmm…) eu pousei o meu livro e fui tratar disso.
Ao pegar no frasco questionei-me de onde viriam esses tremoços. Pensei “isto é tão típico de culturas como a nossa, deixa cá ver o rótulo”. E… Ta-daaaa!!!
Vejam onde é produzido… Aproveitam e aprendem norueguês!
Em retrospectiva, todo este ânimo por constatar que um produto vem de Portugal pode parecer ridículo para quem está desse lado a ler… Mas nós por cá ficamos felizes com estas coisas, as pequenas alegrias do emigrante! Quiçá o título para um próximo artigo. 😀
Resta dizer que o frasco já está vazio, é altura de voltar àquela loja e ver que outras descobertas nos esperam.
PS: Se aterraste agora aqui e não sabes do que estou a falar mas queres saber… clica aí!
Por favor, lança um texto com as “nossas” pequenas alegrias! Fico sempre tão feliz quando vejo algo português. Há dias foi um cacto no Jardim Botânico 😃
GostarLiked by 1 person
Vou ver se faço uma compilação 😂
GostarGostar