Nortada

A caminho do trabalho, pelas ruas de Oslo, o vento sopra forte. É gelado e vem contra mim, empurra-me para trás como uma presença invisível mas avassaladora. O vento do Norte. Na rua há poucas pessoas, e as que aqui estão mal mostram a cara, enroladas e protegidas nos seus casacos e afins.

Sei que não é comum, mas eu gosto do frio. Gosto do frio, e ainda mais quando se faz acompanhar deste vento, gosto da Nortada. O calor faz-me mole e pachorrenta; isto faz-me sentir viva.

A meio caminho precisei de tocar no meu nariz, para me certificar que ele ainda lá estava. Tocar-lhe ao de leve não foi suficiente, pois as pontas dos dedos também estavam dormentes. É por isso que gosto do frio…

No frio tenho que tentar encontrar formas de me aquecer, sou forçada à acção. Ele não perdoa, obriga-me a mexer. O simples facto de estar num ambiente frio faz-me aperceber da minha existência, do meu corpo e dos seus movimentos, da minha respiração e da sua dimensão. Dou mais valor a coisas como as pontas dos dedos e o nariz, ou os contornos do meu rosto. Gosto do frio porque ele não é simples, tem de ser consumido em doses bem calculadas, e nem todos sabem apreciar isso.

O frio é calmo e envolve-me no seu abraço. É tranquilo, desde que eu saiba manter a distância correcta, ou fazer uma pausa no momento certo. Com ele sinto-me em casa.

sinnatagen-1
Sinnataggen, a escultura mais famosa do parque Vigeland, no Inverno

Agora estou sentada no comboio a ver o mundo passar lá fora, o mundo branco e tão lindo, mais uma vez graças ao frio. A nortada faz a neve rodopiar no ar, e que linda visão que isso é!

Isto lembra-me que em breve vou experimetar ski. Quero aprender a dar uso a toda esta neve, ganhar mais uma lição com o estilo de vida dos noruegueses. Espero sobreviver para vos contar a história. De maneira como sou desastrada… …  a ver vamos!

3 thoughts on “Nortada

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: