Oslo Vinterpark: fomos esquiar!

Ora cá estou eu, regressada do meu primeiro dia a esquiar. Esquiar… Esqui… Aterrei nesta caixa de texto para perceber como as palavras portuguesas me soam tão mal. Aqui dizemos ski, que se lê “chi”. Å gå på ski é a expressão utilizada, que se traduz à letra para “andar em esquis”, para a modalidade Cross-country. Para o alpine (o que experimentei) eles dizem stå på ski, estar em pé nos esquis portanto.

Como sabem fui ter uma aula, a primeira, pois já estava na altura de experimentar este desporto de neve. Foi tão divertido que depois da aula acabámos por ficar por lá o resto do dia; o instrutor achou que estávamos bem encaminhados e com as suas dicas lá fomos tentando novos movimentos e novas pistas. Na verdade esta aula foi a minha prenda de Natal para o F, só me colei porque ele pediu e em termos de preços até compensava.

Estivémos no Oslo Vinterpark, que fica a uns 30 minutos de metro do centro da cidade. A viagem só por si é uma maravilha! A partir de certa altura o metro anda à superfície e vemos todo o cenário típico norueguês a passar pelas janelas. Hoje nevou o dia inteiro (que sorte!), por isso as paisagens estavam incrivelmente belas.

www.lugarajanela.com
Oslo pitoresca (fotografia tirada do interior do metro)

A nossa aula durou uma hora e antes disso tivemos que alugar equipamento. Posso dizer que em equipamento para dois (esquis, botas e capacetes) gastámos à volta de 100€, a isso há que acrescentar o preço da aula e os ingressos para os elevadores. Compensará muito, em futuras aventuras do género, ter os nossos próprios esquis e botas. No entanto os preços desses também não são simpáticos, pelo que é importante que haja vontade e capacidade de fazer um bom investimento para se poder praticar este desporto. Seja como for a experiência vale imenso a pena, é super divertido e fisicamente exigente!

Agora a parte interessante… Aposto que querem saber se caí! Bom, não caí. Atirei-me para o chão quando achava que estava quase a caír, isso soa mais chique não? 😀 Ainda bem que tinha as minhas calças de neve, impermeáveis, senão teria saído de lá a tiritar… O F saiu-se muito bem, um verdadeiro profissional, e aprendeu muito mais que eu na aula porque nunca sequer foi ao chão. Adorei vê-lo com aquele sorriso de miúdo, parecia uma criança feliz; essa foi a minha parte favorita do dia! O nosso instrutor era o máximo, um sueco muito divertido e boa-onda que tornou tudo muito mais fácil.

www.lugarajanela.com-3
Oslo Vinterpark

Escusado será dizer que éramos os únicos adultos a aprender… De resto havia mini-noruegueses por todo lado, sobre os quais sempre se diz que “nascem com esquis nos pés”. E é verdade! Como em Portugal há aulas de natação ou karaté, aqui há ski. Lá iam eles em fila atrás do seu professor, tais patinhos atrás da mãe pata, sem medo nenhum e sempre a alta velocidade. Muito engraçado de se ver!

Recomendo bastante esta experiência para quem venha visitar Oslo, diria que faz parte da vivência da cidade. No entanto as instalações não estão nada viradas para o turista, sendo que por exemplo todo o menu da cafetaria estava em norueguês e no geral nunca tivemos grande apoio do staff em termos de explicar como lidar com o equipamento, etc. Eles estão claramente habituados a que as pessoas cheguem ali e já saibam o que fazer…

Eu
Pausa para descansar um bocadinho e aquecer

Quanto a nós, provavelmente vamos comprar os nossos próprios esquis e adquirir o passe anual para o parque, já que é sem dúvida uma excelente actividade para fazer no Inverno. Agora adeuzinho que vou ali para o sofá, as minhas pernas já estão a dar sinal… Quer-me parecer que um dia de ski terá muito mais efeito do que três idas ao ginásio!

PS: Mais informações sobre o Oslo Vinterpark aqui.

6 thoughts on “Oslo Vinterpark: fomos esquiar!

Add yours

  1. Que belo começo Maria! Agora é continuar. Não só pratica desporto, como aprecia a paisagem! Nunca fiz, só costumo ir à Serra da Estrela munida de câmara de ar para escorregar, e o que eu me divirto :))
    Imagino que a sério seja espectacular.
    Beijinho, bom fim de semana!

    Liked by 1 person

  2. Também imagino que seja, mas para já só consigo olhar para o chão, tal é o medo de cruzar os skis e cair de cara ou ir a rebolar pela pista abaixo… 😅
    Para ser a sério ainda faltará um longo caminho (e avultado investimento).
    Beijinhos!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: