Eu, Oslo e o nosso segredinho

Mais um dia da minha vida, mais um passeio na minha cidade. Não fui a um sítio novo, até bem pelo contrário, já lá tinha estado imensas vezes – no entanto este local possui a característica mágica de me surpreender sempre. Não demoro muito tempo a lá chegar: do centro da cidade apanho o trikk (eléctrico) 18/19 e uns 5 minutos depois já lá estou. O nome desse local é Ekebergpark e já antes foi referido aqui no meu Lugar à Janela.

Hoje tínhamos sol e neve e a paisagem estava excepcionalmente bela. Havia muita gente na rua, mas em contraste com isso o ambiente era sossegado e de silêncio quase absoluto. Se há coisa que os noruegueses nos podem ensinar é a apreciar dias como o de hoje, fazem-no com poucas palavras e muita tranquilidade, dando passeios em família e aproveitando a luz do sol. O dia estava tão bonito que eu comecei a reparar que muita gente passava por nós e sorria, e interroguei-me porquê, até perceber que eu própria estava com um sorriso de orelha a orelha. Impossível resistir, o sentimento estava no ar!

ekebergparken-1
Vista sobre o fiorde de Oslo

As crianças brincavam na neve, avós passeavam com os seus netos e havia até quem andasse por ali a cavalo. Passou por nós uma mãe com a sua bebé ao colo, de trenó e a  deslizar a alta velocidade pelo caminho abaixo! O F comentou comigo “tanta coisa que podias estar a filmar, para as pessoas verem como isto é…”; eu pensei nisso e respondi-lhe “é verdade, mas a melhor parte é mesmo que isto é assim, e vivemos aqui!”. Os dois trocámos olhares cúmplices e saboreámos o facto de, muito provavelmente, termos a sorte de viver na cidade certa para nós.

De novo percorri os caminhos deste parque, supostamente desprovidos de novidades para mim. De novo me senti como uma criança feliz, rodeada de estímulos e coisas bonitas sem saber para qual me dirigir primeiro. No Ekebergpark ficamos totalmente envolvidos pela natureza, temos inúmeros caminhos por onde nos embrenhar no bosque, e em vários recantos somos ainda brindados com obras de arte. É dos meus locais favoritos para apreciar o pôr-do-sol – ver o fiorde de Oslo banhado na luz dourada e intensa é impagável, ainda para mais em contraste com o branco da neve. É em momentos como este que começo logo a escrever textos na minha cabeça, quem me dera que isso passasse automaticamente para aqui!

ekebergparken
Pôr-do-sol através das árvores
ekebergparken-3
Pôr-do-sol sobre o fiorde de Oslo (e o F!)

Para além das esculturas e instalações de diversos artistas, que nos proporcionam interessantes e controversas experiências, este parque tem uma exposição que até hoje eu nunca tinha visitado. Ou melhor, uma instalação subterrânea permanente chamada Skyspace: The Color Beneath, para a qual é necessário marcar entrada com antecedência e só abre aos Domingos. Podem entrar até 8 pessoas de cada vez, e eu não tinha marcação feita, mas tive a sorte de haver duas vagas no último grupo.

A instalação é de James Turrel e vou apenas dizer-vos que o tema é a luz e que foi uma (muito) agradável surpresa. Voltarei a visitar, sem dúvida alguma, de preferência durante o pôr-do-sol. Diria que foi mais um momento de meditação e de viagem através dos sentidos do que propriamente uma experiência física, o que só prova que a arte deste senhor está muito bem concebida. Para saberem mais sobre ele  (e sobre o Ekeberg) e marcarem a vossa visita podem aceder a este link. A visita é gratuita e devo  avisar que é daquelas coisas em que o grupo de pessoas com que se entra terá muita influência na atmosfera.

James Turrel tem várias instalações espalhadas pelo mundo, e estou cá a pensar se não poderei planear as minhas viagens para as visitar, não seria uma ideia interessante? 🙂

E pronto, sai mais um devaneio neste meu querido blogue. Espero que tenham uma boa semana!

8 thoughts on “Eu, Oslo e o nosso segredinho

Add yours

    1. Patrícia nem sabes o quanto esse comentário me motivou! É tão bom ler estas coisas, saber que estou a “publicitar” estes lugares que adoro e a ser bem sucedida. Obrigada pelas tuas visitas ao Lugar à Janela 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: