Norueguices

Lavar as “verandas”

O meu perfeccionismo não me deixou meter o trocadilho sem aspas, acho que se o fizesse começava a hiperventilar… 😀 Não, o título não é um erro. Veranda é uma palavra adoptada pelos noruegueses para dizer… varanda! Também se pode dizer balkong ou terrasse, mas veranda conquista facilmente um lugar no coração dos portugueses que aprendem norueguês. Foi o meu caso. Já agora, bom dia! Estou a escrever isto enquanto relaxo na minha veranda, que está inundada de sol.

Estive a limpá-la e a prepará-la para a nova temporada, como os meus vizinhos fizeram com as suas, ao longo desta semana. Após a limpeza e enquanto usufruo calmamente da luz do sol ocorreu-me que na sociedade nórdica a varanda e os alpendres têm um estatuto quase sagrado. Acho que se os noruegueses vissem a quantidade de marquises que há em Portugal, um país com tanto sol e um clima tão ameno, benziam-se!

Aqui, onde se valoriza o bom tempo como uma dádiva dos céus, é importante tratar da varanda/alpendre como de qualquer outra divisão da casa. Ou talvez ainda melhor… Por esta altura do ano chegam os vários anúncios de novos móveis de exterior à televisão e o Finn (espécie de OLX norueguês) inunda-se de ofertas de quem quer vender os antigos que pretende substituir. Os noruegueses gostam de cumprir as modas, seja na sua varanda ou nos skis. Uma coisa que não pode faltar numa varanda que se preze – nem que seja só para grelhar salsichas – é um grelhador! E quanto mais topo de gama for, melhor (o show-off é sempre um elemento importante para os humanos que gostam de acompanhar as modas).

Lavar_as_verandas
Algumas “verandas” de Oslo, ontem, durante o pôr-do-sol

Ironicamente a cidade ao meu redor está quase deserta. É Páscoa e toda a gente, ou quase toda, foi viajar. Talvez ainda mais importante que as varandas são as viagens, e esta semana os miúdos têm férias da escola, portanto imagino que todos os noruegueses tenham fugido para destinos onde exista Primavera para desanuviar da neve. Porque é que isto é irónico? Porque esta semana tem sido das melhores que eu já vi por estes lados: todos os dias tivemos céu azul e um sol convidativo. Como trabalho no aeroporto atendi várias pessoas que foram para Portugal, todos contentes com a possibilidade de praia e um país mais quente, mas não os quis avisar da chuva… Pobres almas. Pergunto-me como estarão agora…

Claro que toda esta luz e céu limpo têm um efeito secundário a que nós, os que vivem no norte, já estamos bem habituados. O frio vira gelo. Se acordarem em Oslo na “Primavera” e virem um dia de sol esplendoroso, equipem-se bem! Provavelmente lá fora estarão uns 15 graus… negativos. Por isso mantenham-se no sol, que a sombra mata. Não querendo ser dramática, mas sendo.

E pronto, eu cá estou, feliz da vida mas com a mesma mobília de varanda desde há dois anos. Também não tenho um grelhador XPTO. Penso que um norueguês que olhe para mim agora vai identificar uma estrangeira. Acham que sim? Não só pela varanda “pobre” mas também pelas pantufas, porque parece-me que eles não usam disso.

Bem, adeus, antes que comece a divagar ainda mais. Boa Páscoa!

_______

Segue o Lugar à Janela nas redes sociais! 🙂
FacebookInstagramPinterest

 

12 opiniões sobre “Lavar as “verandas””

  1. Aproveita esse sol na tua “veranda”, porque aqui está um temporal. Frio, rajadas de vento e aguaceiros fortes. A minha “veranda” está encharcada até à porta da lavandaria. 😐😐
    E sol, essa abençoada invenção da mãe natureza, nem vê-lo! 😑😑
    Boa Páscoa 😍😘

    Gostar

  2. Muito curiosa a semelhança de termos em línguas tão diferentes! E essa “filosofia” e adoração por varandas faz-me gostar ainda mais dos noruegueses! Porque é algo que não tenho…e adorava!
    Estamos sempre a aprender!

    Liked by 1 person

  3. Esse Sol abençoado, por aqui, tem andado esquivo, mas a chuva que tem caído, essa sim, uma benção dos céus num país que caminha para níveis hídricos perigosamente baixos. não me queixo dos temporais e da chuva forte, a não ser , se fizer estragos avultados. caso contrário, que venha, pois por mim, é muito bem recebida. Boa Páscoa.

    Liked by 1 person

  4. Finalmente alguém diz isto, ao invés de queixas de chuva e queixas de calor extremo. Há que dar valor e apreciar tudo, compreender que para além de nós existe o planeta Terra, a base de tudo, a nossa base… Portugal, para os meus ouvidos, é o país das queixas. Infelizmente.
    Beijinhos e que este mês seja bom!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s