Oslo, o rio e as bicicletas

Desconfio que São Pedro lê o meu blogue (oh para mim subitamente religiosa!) e que até vai com a minha cara. Desde que aterrei em Oslo, vinda de Bangkok, e vos confessei que não me apetecia voltar ao Inverno norueguês… não voltei a vê-lo! Temos tido semanas de sol e alguma chuva de vez em quando, mas a neve e o gelo já estão (quase) erradicados. Dêem-nos temperaturas positivas e nós somos felizes e saímos mais e mais à rua! Oslo viu que eu vacilei e veio a correr atrás de mim, uma bonita história de amor não acham? Considerem-me reconquistada.

oslo_rio_bicicletas-2
A última neve a derreter

Por aqui está oficialmente aberta a época das bicicletas! As estações de bicicletas da cidade entraram em funcionamento na semana passada e eu já comprei o meu passe de temporada através da aplicação BySykkel. Esta é uma excelente alternativa ou complemento aos transportes públicos, já que Oslo se faz muito bem a pedalar e está preparada para isso, portanto deixo-vos o link para o site deles no final deste artigo – caso venham visitar-nos.

Estou sentada à beira rio a escrever isto, escutando o fluir tranquilo do meu querido Akerselva, enquanto ao meu redor a cidade se mostra desperta e repleta de alegres sentimentos de Primavera. O zumbir das bicicletas a passar é constante e também o cheiro a café e comida, porque “Osloeta” que se preze quer aproveitar o bom tempo e leva take-away para o parque em busca do banquinho ideal! Este é o meu passeio favorito, e a visão das várias cascatas do rio no meio de uma paisagem citadina nunca me deixa de surpreender e fazer sorrir. De bicicleta, no caminho alcatroado e com o vento nos cabelos, sou uma Mia muito feliz!

oslo_rio_bicicletas-1
A neblina da cascata e o seu encanto

Noto que a constante presença de bebés parece ter-se intensificado, durante as últimas semanas. Costumo brincar que em Oslo, por cada 10 pessoas que passam, 7 trazem carrinhos de bebé consigo. Hoje acho que está 10/10! Parece que a Primavera também convida as jovens mães/pais a saír de casa, dependendo de qual deles está de licença.

Ali à frente estão duas amigas a fazer uma sessão fotográfica e no banco ao meu lado um casal de suecos a conversar sobre a vida. Ao percorrer o caminho junto ao rio ouço várias línguas e curiosamente o norueguês não é das mais presentes. Oslo é, cada vez mais, multicultural! Também vejo jogadores de Pokémon Go, identificáveis por se deslocarem em grandes grupos, sempre de olho nos telemóveis e pressionando freneticamente os ecrãs. Passando por eles, cheia de energia e com roupa desportiva das novas colecções, uma típica idosa norueguesa a caminhar vigorosamente com a ajuda dos seus bastões. Já não há cross country ski, mas eles adaptam-se! Ficar em casa é que não, faça chuva ou faça sol.

oslo_rio_bicicletas
Streetart pelo caminho

Os patos estão animados – com tanta gente na rua há mais probabilidades de receberem migalhas – e os humanos passeiam de cabeça erguida a exibir os seus novos óculos de sol. Com sorte o Inverno não volta, e entretanto Oslo renasce e entra em rebuliço, difícil é encontrar um lugar ao sol que não esteja lotado!

Eu vou deixar isto e ouvir o meu novo e primeiro audiobook. Ando a testar o Audible da Amazon e para a primeira ronda comprei o livro The Child Finder, da Rene Denfeld, o qual está a ser pesado mas excelente. Já por várias vezes me questionei se deveria começar um blogue sobre livros, mas gosto tanto do meu Lugar à Janela… Se quiserem começo uma rúbrica sobre eles aqui, caso haja interesse da vossa parte.

Ha det bra! 

* Informações úteis e artigos relacionados:
Oslo City Bike
Como visitar Oslo
Lavar as “verandas”
Chilrear

_______

O Lugar à Janela nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterest

 

 

6 thoughts on “Oslo, o rio e as bicicletas

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: