Norueguices

17 de Junho…

… É exactamente um mês depois de 17 de Maio. E a 17 de Maio a Noruega fez anos, só que eu esqueci-me de partilhar um post sobre isso aqui no blogue… Vamos imaginar que foi de propósito, vá. Uma jogada de marketing! E celebremos o 17 de Junho, já que quem manda aqui sou eu…

No dia 17 de Maio de 1814 foi assinada a Constituição da Noruega, numa localidade chamada Eidsvoll. Desde aí que essa data é de extrema importância no país inteiro, o feriado nacional em que toda a gente sai à rua! Practicamente todas as norueguesas são donas orgulhosas de trajes típicos, chamados bunad, e vestem-nos neste dia – juntamente com jóias exuberantes. Alguns homens também, embora o mais comum é que andem de fato completo. Com ou sem bunad, o dresscode é cuidado e o mais elegante/formal possível, como se estivessemos num Baile Real gigante. Como tal, e para qualquer estrangeiro, passear na rua no 17 de Maio é como deambular num museu ao ar livre!

Associadas ao 17 de Maio há várias tradições, e muita alegria e expectativa de qualquer norueguês que se preze. Para além do já referido bunad, tipicamente o dia deve começar com um pequeno-almoço entre família e amigos que inclua espumante e morangos no menu. As crianças também se vestem a rigor e desfilam em grupos pelas ruas, acompanhadas de bandas. É como o nosso Carnaval, mas com uma vertente nacionalista. Aqui em Oslo há actividades por toda a cidade, e animação para dar e vender. É giro de se ver, mas como qualquer festa nórdica… e na minha humilde opinião… acaba sempre por haver álcool a mais!

Sem mais demoras, deixo-vos com umas fotografias desse dia. Não tirei muitas porque a maior parte do tempo estive em directo no Instagram, e foi lá que os meus seguidores (isto soa tão estranho, como se eu fosse um culto religioso haha) receberam as notícias sobre o 17 de Maio.

17maio_2018-3
Karl Johans gate (a rua mais famosa da cidade), Parlamento Norueguês à esquerda e o Palácio Real lá ao fuuuuundo
17maio_2018-2.jpg
Um dos hotéis mais famosos da cidade, com famílias norueguesas nas varandas
17maio_2018-1
Reparem no vestuário…
17maio_2018
Jardim em frente ao Parlamento – noruegueses a descansar, no seu ambiente natural

Até já! Vi ses!

_______

*Artigos relacionados:
Desavenças gastronómicas
Como vim parar a Oslo
De visita à CM de Oslo

O Lugar à Janela nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterest

4 opiniões sobre “17 de Junho…”

  1. Tive este ano a oportunidade de viver meu primeiro 17 de Maio norueguês, no meu caso em Sandefjord e tenho que dizer que fiquei impressionada com o orgulho que os noruegueses demonstram pelo seu país e pela sua identidade. É bonito de se ver. Além de nesse dia ter a oportunidade de ver também um sem fim de associações, colectividades e actividades de todos os tipos, que com apenas em 6 meses de permanência aqui não imaginava que fossem tão numerosas. Fiquei a perceber que há um mundo para descobrir 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s