Estou em Portugal.

Acordo sempre cedo porque a luz é mais dourada e intensa e entra pela fresta entre as portadas. Também acordo devagarinho, porque fora da cama a casa está fresca e o aconchego sabe melhor assim.
Sou a primeira a levantar-me, como sempre, e desço as escadas com calma tentando não perturbar os outros com o som aumentado dos meus passos na madeira antiga. Entro na cozinha com pensamentos de pequeno-almoço, mas sem querer e querendo abro a porta da rua e vou passear pelo pátio, por entre o frio da manhã e os sons e cheiros do Oeste.
O espanta-espíritos nunca se cala, há sempre pelo menos uma brisa no ar, e as dezenas de pássaros aqui à volta também não. Sinto-me um pouco culpada por não saber identificá-los, já que os escutei a vida toda e me transportam logo “para casa”. Chegam a mim de longe os sons da aldeia, e inesperadamente ouvem-se três tiros dos campos – recordo-me de comentários sobre a caça e dos meus gatos que nunca regressaram a casa.
Está frio e tenho que apertar o robe na garganta, mas a frescura também se manifesta no aroma – e que bem que me sabe estar aqui! Cheira a Oeste, a Portugal. É tudo tão familiar e distante, ao mesmo tempo…
Passa um carro a acelerar na Estrada Nacional, e depois outro, e outro. Estes sons também trazem memórias, mas sinto pena de estarem aqui, preferia ficar com os pássaros e a brisa matinal. Já meio desperta do meu devaneio, ouço também o galo a cantar, e assim sou empurrada de volta para a ideia de pequeno-almoço.
Regresso à casa dos meus pais com um quentinho no peito e uma pitada de desassossego, pronta para saborear o café da manhã e o pão português, mas sem esquecer a fresta na portada que me acordou. Terá sido só a luz ou também anda aí algum sentimento à solta?
Despertar pode ter muitas formas e muitos propósitos. E uma fresta nas portadas, diferentes significados…
_______
*Artigos relacionados:
160 bpm
Bom dia e boa tarde
Dar valor
O Lugar à Janela nas redes sociais:
Facebook * Instagram * Pinterest
É bom voltar. Mesmo que se esteja no mesmo país, até apenas a alguns quilómetros de distância, a casa dos pais cheira e sabe a infância e a saudade. Beijinhos
GostarLiked by 1 person
Sabe sempre bem o regresso e os miminhos!
Beijinhos
GostarLiked by 1 person