Fresta nas portadas

Estou em Portugal.

fresta_portadas
Uma aldeia e o Oeste de fundo

Acordo sempre cedo porque a luz é mais dourada e intensa e entra pela fresta entre as portadas. Também acordo devagarinho, porque fora da cama a casa está fresca e o aconchego sabe melhor assim.

Sou a primeira a levantar-me, como sempre, e desço as escadas com calma tentando não perturbar os outros com o som aumentado dos meus passos na madeira antiga. Entro na cozinha com pensamentos de pequeno-almoço, mas sem querer e querendo abro a porta da rua e vou passear pelo pátio, por entre o frio da manhã e os sons e cheiros do Oeste.

O espanta-espíritos nunca se cala, há sempre pelo menos uma brisa no ar, e as dezenas de pássaros aqui à volta também não. Sinto-me um pouco culpada por não saber identificá-los, já que os escutei a vida toda e me transportam logo “para casa”. Chegam a mim de longe os sons da aldeia, e inesperadamente ouvem-se três tiros dos campos – recordo-me de comentários sobre a caça e dos meus gatos que nunca regressaram a casa.

Está frio e tenho que apertar o robe na garganta, mas a frescura também se manifesta no aroma – e que bem que me sabe estar aqui! Cheira a Oeste, a Portugal. É tudo tão familiar e distante, ao mesmo tempo…

Passa um carro a acelerar na Estrada Nacional, e depois outro, e outro. Estes sons também trazem memórias, mas sinto pena de estarem aqui, preferia ficar com os pássaros e a brisa matinal. Já meio desperta do meu devaneio, ouço também o galo a cantar, e assim sou empurrada de volta para a ideia de pequeno-almoço.

Regresso à casa dos meus pais com um quentinho no peito e uma pitada de desassossego, pronta para saborear o café da manhã e o pão português, mas sem esquecer a fresta na portada que me acordou. Terá sido só a luz ou também anda aí algum sentimento à solta?

Despertar pode ter muitas formas e muitos propósitos. E uma fresta nas portadas, diferentes significados…

_______

*Artigos relacionados:
160 bpm
Bom dia e boa tarde
Dar valor

O Lugar à Janela nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterest

4 thoughts on “Fresta nas portadas

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Um Site da Web WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: