Viagens

Foram (quase) férias!

Por vezes a vida adianta-se a nós e faz umas rasteiras engraçadas (aka Cotãozinho!). Ontem descobri um post-it onde tinha apontado os nossos desejos de viagens para 2018, e posso dizer-vos que saiu tudo ao lado – excepto Hamburgo. O plano era tirar férias e viajar em Outubro, depois de um loooongo Verão de trabalho… E no que é que isso deu? Uma escapadinha de três dias em Portugal, marcada à última da hora, quando finalmente conseguimos pegar no carro e fugir (por entre compromissos).
“Foram (quase) férias!”

Nesses três dias correram muitas coisa mal, mas também muitas coisas correram bem. Quando uma pessoa está desesperada por algo “perfeito”, dificilmente isso se concretiza. No entando, e em retrospectiva, divertimo-nos imenso! E por entre peripécias ganhámos várias histórias para contar, que valeram gargalhadas a outros. Deixo-vos hoje os locais por onde passámos e algumas fotografias que tirei; as histórias ficam para depois.

// Castelo de Almourol 

De certa forma esta primeira paragem definiu o nosso rumo inicial, numa mini-roadtrip algo errática. Já havíamos falado, ainda em Oslo, de um interesse em rever o Castelo de Almourol. A visita durou pouco, faltava água à volta do castelo e notámos muitos insectos no ar… Aliando isso ao calor insuportável que se fazia sentir, rapidamente seguimos caminho. ForamQuaseFérias_LaJ-0

// Constância 

A fome apertava e optámos por parar em Constância, uma agradável surpresa! Ambos apreciámos bastante o passeio por suas ruas pitorescas e tipicamente portuguesas. Para almoçar e relaxar escolhemos o restaurante D. José Pinhão. Essa pausa foi divinal, ficando positivamente marcada pela boa comida (e excelente sobremesa!) e pelo atendimento e profissonalismo de quem lá trabalhava – deixo a sincera recomendação. ForamQuaseFérias_LaJ-1ForamQuaseFérias_LaJ-2

// Marvão

Foi nesta zona que ficámos alojados (falarei do alojamento noutro artigo), e aquela que seria o foco principal da escapadinha; Marvão era desde há muito tempo a menina dos meus olhos e o F ainda não conhecia. Quis o destino que as coisas não corressem muito bem por aqui… Andava a testar-me! Como já disse, deixo as histórias para depois, e agora as fotografias e o “lado bonito”. Marvão encanta-me e envolve-me, com tantos caminhos por onde me perder e delicados pormenores à espreita, é tão bonita! E aquela vista… maravilha!   ForamQuaseFérias_LaJ-14ForamQuaseFérias_LaJ-4ForamQuaseFérias_LaJ-5

// Portalegre

Aqui não tirei fotografias e a paragem foi curta, centrada numa visita ao supermercado. Como emigrantes isso não deixa de ser um ponto alto, até porque quem vem da Noruega e entra num supermercado em Portugal tem de ficar fascinado! De certa forma foi também uma visita cultural, feita com gosto. 😀

// Castelo de Vide

Onde decidimos ir jantar e dar um passeio nocturno, na segunda noite. Percorremos cada rua da zona histórica, que estava deserta (ai o frio!), e não poderíamos ter ficado mais satisfeitos. Respira-se Portugal, há hortas em quintais improvisados dentro das muralhas, gatos vadios e pessoas curiosas à janela para nos ver passar. A população parece ter orgulho e hábito em plantar flores nos canteiros à porta de casa, o que lhe dá a Castelo de Vide um misto de encanto e autenticidade distintivos.

Para jantar escolhemos o restaurante A Confraria, onde ficámos a conhecer um serviço inovador (não há menu definido e as sugestões são apresentados pelo empregado) que nos proporcionou uma excelente experiência gastronómica. O ponto alto de uma noite bem aproveitada!

ForamQuaseFérias_LaJ-7

// Evoramonte

Fomos lá parar porque eu não me calava com os livros de “Uma Aventura”, e as memórias que passear por Portugal me traz deles. Fizemos nós muito bem! Pequenina e pouco turística, tanto tem edifícios recuperados como outros quantos em ruínas. Achámos Evoramonte um “lugar real” e com alma, como nós gostamos, dos que hoje em dia se têm vindo a tornar raros. Daqueles que nos dão vontade de ficar e beber mais um café. Visitámos o castelo, com uma arquitectura peculiar, onde aprendemos curiosos pormenores sobre a história do nosso país. O custo dos bilhetes foi de 2€ por pessoa.

ForamQuaseFérias_LaJ-11ForamQuaseFérias_LaJ-10

// Évora

Fui apresentá-la ao F, porque estudei e vivi uns anos por lá, e conheço-a de uma ponta à outra. Évora para mim já é demasiado grande e turística, mas ainda assim com inúmeros pontos de interesse. Aqui fizemos muitas horas de caminhada, tantas que até aprendi que as grávidas têm limites físicos diferentes… e tive de parar, porque não dava para mais. Demos assim por encerrada a nossa escapadinha, melancólicos, e contando os dias até voltar às nossas “vidas de adulto” e rotinas habituais.

ForamQuaseFérias_LaJ-13

  • Links úteis

Castelo de Almourol
Turismo em Constância
Restaurante D. José Pinhão (Constância)
Turismo em Marvão
Turismo em Castelo de Vide
Restaurante A Confraria (Castelo de Vide)
Turismo em Evoramonte
Turismo em Évora

Espero que gostem! 🙂 Até à próxima.

_______

GIVEAWAY a decorrer! Para participar, clica aqui.

O Lugar à Janela nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterest * Twitter

6 opiniões sobre “Foram (quase) férias!”

  1. Ás vezes quanto mais planeamos menos acertamos! hehe conheco o Castelo de Almourol,. Pena que não tenha dado para irem dar o passeio de barco junto ao Castelo, no dia que fui lá estava agradável. Quanto aos restantes locais também gostava de explorar.
    Cumprimentos, Os Piruças

    Gostar

  2. A referência àquilo que correu menos bem ainda está para vir, depois vai dar para entender melhor… 😀 O que visitámos soube a muito, acho que para nós ver Portugal assim acaba por ser sempre um pouco mais intenso e especial. Beijinhos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s