Norueguices

Norueguices natalícias

Hoje venho dar-vos uma ideia de como o Natal se festeja aqui, já que os noruegueses são loucos por esta época. Entre 23 e 30 de Dezembro o país practicamente pára… Vários negócios e serviços estão inacessíveis ou limitados, a maior parte das pessoas não trabalha e quem o faz tem de ser muito bem pago para compensar.

Calendário natalício, por estes lados
> 23 de Dezembro – Lille julaften (pequena véspera de Natal) é um dia para passar em família, fazer doces e actividades especialmente com os mais pequenos;
> 24 de Dezembro – Julaften (véspera de Natal) é o mais importante, quando se tem o jantar de Natal cujo menu dependerá bastante da tradição de cada família;
> 25-30 de Dezembro – Romjulen, os dias depois dos outros dias hehe para mais tempo em família e aproveitar que dia 27 algumas lojas reabrem, dá para reabastecer as despensas e trocar presentes.

norueguices_natalícias
Ruas de Oslo

É importante para eles que haja neve, as casas e verandas são meticulosamente adornadas enfeites luminosos, janelas exibem frequentemente decorações relativas ao Advento. Existem vários costumes que são celebrados ao longo de Novembro e Dezembro, fruto de uma amálgama de influências. O foco principal é a família e o aconchego do lar, criar calor e luz num longo Inverno que por norma é frio e escuro

Nos supermercados multiplicam-se os produtos alusivos à época, nomeadamente bebidas. Um dos favoritos é Julebrus (refrigerante de Natal), que para vos ser sincera nunca provei, mas que os meus amigos escandinavos adoram e bebem aos litros! Também há Juleøl (cervejas de Natal) com diferentes graus de intensidade e sabores complexos, as que provei gostei imenso e acho que têm uma cor linda. Outro clássico é o Gløgg, uma espécie de vinho quente com especiarias.

Algo levado a sério são as Julebord (mesas de Natal), uma oportunidade para festejar o espírito da época com grupos de amigos e colegas de trabalho, já que o Natal em si é quase exclusivamente dedicado à família. Estes encontros são celebrados com bastante glamour, alguns parecem autênticas noites de gala, e aposto que os donos de restaurantes muito lucram com eles ao longo do mês de Novembro!

Existe o hábito de se fazer e decorar as pepperkaker (bolachas de gengibre) em família. Fazem-se concursos de casas de gengibre e chocolate, para miúdos e graúdos. Quase toda a gente que conheço tem algum tipo de calendário do advento, seja com chocolates ou produtos de beleza. Pela cidade encontram-se diferentes mercados de Natal, onde se vendem produtos típicos noruegueses e sami – e os quais eu visito de vez em quando para saborear amêndoas caramelizadas ou hambúrgueres de alce!

norueguices_natalícias-1
Exposição de casas de gengibre feitas por crianças nas creches

Há também uma forte componente gastronómica neste Natal norueguês (em contraste com as nossas Desavenças gastronómicas no resto do ano…) a qual abordarei noutro dia, seria impossível resumir tudo aqui.

Ontem fui com o F às compras, tivemos que angariar comida suficiente para a próxima semana porque já sabemos o que a casa gasta. A partir de hoje está tudo fechado. No meu primeiro ano aqui fui completamente apanhada de surpresa, e se não trabalhasse no aeroporto (onde quase tudo continua a funcionar normalmente) acho que teria passado fominha…

Espero que passem uma boa véspera de Natal, e quanto a hoje… bom Lille julaften! 🙂

PS: Jul significa Natal.

~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:

FacebookInstagramPinterest * Twitter

4 opiniões sobre “Norueguices natalícias”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s