Hoje venho dar-vos uma ideia de como o Natal se festeja aqui, já que os noruegueses são loucos por esta época. Entre 23 e 30 de Dezembro o país practicamente pára… Vários negócios e serviços estão inacessíveis ou limitados, a maior parte das pessoas não trabalha e quem o faz tem de ser muito bem pago para compensar.
Calendário natalício, por estes lados
> 23 de Dezembro – Lille julaften (pequena véspera de Natal) é um dia para passar em família, fazer doces e actividades especialmente com os mais pequenos;
> 24 de Dezembro – Julaften (véspera de Natal) é o mais importante, quando se tem o jantar de Natal cujo menu dependerá bastante da tradição de cada família;
> 25-30 de Dezembro – Romjulen, os dias depois dos outros dias hehe para mais tempo em família e aproveitar que dia 27 algumas lojas reabrem, dá para reabastecer as despensas e trocar presentes.

É importante para eles que haja neve, as casas e verandas são meticulosamente adornadas enfeites luminosos, janelas exibem frequentemente decorações relativas ao Advento. Existem vários costumes que são celebrados ao longo de Novembro e Dezembro, fruto de uma amálgama de influências. O foco principal é a família e o aconchego do lar, criar calor e luz num longo Inverno que por norma é frio e escuro
Nos supermercados multiplicam-se os produtos alusivos à época, nomeadamente bebidas. Um dos favoritos é Julebrus (refrigerante de Natal), que para vos ser sincera nunca provei, mas que os meus amigos escandinavos adoram e bebem aos litros! Também há Juleøl (cervejas de Natal) com diferentes graus de intensidade e sabores complexos, as que provei gostei imenso e acho que têm uma cor linda. Outro clássico é o Gløgg, uma espécie de vinho quente com especiarias.
Algo levado a sério são as Julebord (mesas de Natal), uma oportunidade para festejar o espírito da época com grupos de amigos e colegas de trabalho, já que o Natal em si é quase exclusivamente dedicado à família. Estes encontros são celebrados com bastante glamour, alguns parecem autênticas noites de gala, e aposto que os donos de restaurantes muito lucram com eles ao longo do mês de Novembro!
Existe o hábito de se fazer e decorar as pepperkaker (bolachas de gengibre) em família. Fazem-se concursos de casas de gengibre e chocolate, para miúdos e graúdos. Quase toda a gente que conheço tem algum tipo de calendário do advento, seja com chocolates ou produtos de beleza. Pela cidade encontram-se diferentes mercados de Natal, onde se vendem produtos típicos noruegueses e sami – e os quais eu visito de vez em quando para saborear amêndoas caramelizadas ou hambúrgueres de alce!

Há também uma forte componente gastronómica neste Natal norueguês (em contraste com as nossas Desavenças gastronómicas no resto do ano…) a qual abordarei noutro dia, seria impossível resumir tudo aqui.
Ontem fui com o F às compras, tivemos que angariar comida suficiente para a próxima semana porque já sabemos o que a casa gasta. A partir de hoje está tudo fechado. No meu primeiro ano aqui fui completamente apanhada de surpresa, e se não trabalhasse no aeroporto (onde quase tudo continua a funcionar normalmente) acho que teria passado fominha…
Espero que passem uma boa véspera de Natal, e quanto a hoje… bom Lille julaften! 🙂
PS: Jul significa Natal.
Gosto muito de saber estas tradições e o post está bem elucidativo do que se passa nesse país.
Obrigada pela partilha e desejo um feliz Jul para a família!
GostarLiked by 1 person
Gosto da parte em que se faz umas mini férias. Beijinhos e feliz Natal.
GostarLiked by 1 person
God Jul! 😃 lê-se “iúl”
GostarLiked by 1 person