
As pessoas falam e metem-se na vida dos outros, é inevitável. Seja por curiosidade, maldade ou simples aborrecimento em relação à sua. Engravidar não estava nos meus planos, e isso não é segredo nenhum; prefiro manter-me aberta a diálogo para quem tiver de passar pela mesma experiência do que fingir que o mundo é cor-de-rosa só para iludir os demais. Entretanto aprendi que uma barriga redonda atrai comentadores indesejados, desenvolve competências para espantar moscas e ensina a dominar a arte do “sorriso amarelo”.
Antes havia os que me criticavam por não demonstrar interesse em ter filhos, insistindo que “devia pensar nisso antes dos 30”, que “faz parte da vida”. Depois de engravidar chegaram os profetas da desgraça, vendendo a convicção de que “se acabou a boa vida”. A esses foram-se somando outros, como os ocasionais patriotas (“ai que horror, e o bebé não vai aprender português!?”) ou os aspirantes a balanças (“ainda não engordaste nada, mas espera que vais ver o que é bom!”). Os meus favoritos são os comentadores da barriga, sempre alerta! Acreditem, em 2018 vi de tudo, graças à minha gravidez.
Falaram-me dos enjoos, de engordar, do cansaço, das estrias… Falaram-me do parto e das dores, das cesarianas e da recuperação… Falaram-me de que ter um filho muda tudo, das rotinas assustadoras. Avisaram-me que a minha vida nunca mais seria a mesma (repetidas vezes). Ouvi umas 500 histórias de terror, e talvez umas 50 de amor. Pelo meio, os bem-intencionados prevaleceram sempre. A eles ficarei eternamente grata, pelas longas e ricas conversas e todo o apoio que me deram (e dão)!

Mas entre tanta coisa… Ninguém me avisou. Não realmente. Ninguém me conseguiu preparar para as noites de insónia, para os momentos de pânico em que não sei se estou a fazer o melhor por Ti, para a súbita e irrevogável mudança que ocorreu no meu mundo… muito antes de Tu nasceres. Para todo este amor e protecção que eu não sei de onde vem nem para onde vai.
Ninguém me disse que, no meio de mais uma noite de exaustão em que não encontro posição para dormir, Tu decidirias virar-te na minha barriga… fazendo-me sentir a pequena extensão das tuas costas e o teu rabinho, claramente, pela primeira vez. Um pequeno Humano dentro de mim, na mesma luta em que eu estava cá fora; viraste-te para a esquerda e depois mudaste de ideias e voltaste para a direita, antes de te voltares a aconchegar. Ninguém me avisou que agora a minha vida é feita destes sorrisos, destes segredos entre nós. Se alguém me perguntar sobre a gravidez, no futuro, espero lembrar-me disto!

2018 foi um ano estranho. Comecei com a viagem à Tailândia, a qual amei e me encheu de ideias para tantas mais… Escolhi trabalhar muito durante o verão para amealhar dinheiro, no intuito de concretizar desejos que agora estão na lista de espera. Em vez disso, apareceste Tu. Acabei este verão exausta, por ter conciliado tanto trabalho com a tua aparição, pelo peso do segredo que tinha cá dentro. Por Tua causa estou aqui a escrever isto, em vez de andar de mochila às costas por aí algures. Custa-me, e tenho medo de ter perdido isso, mas não estou infeliz. Pelo contrário, ganhei um novo sorriso! (E esta, ahm?)
De todas as casualidades do mundo e de todas as pessoas a quem isto acontece, pelo menos tenho por garantido que Tu és fruto de amor verdadeiro.
Por isso deixo a questão, para ti e para mim… Se me tivessem avisado… que faria eu com isso?
Que 2019 seja um ano ainda melhor. Apontamos sempre para melhor. O meu único desejo é que tenha a força e coragem necessárias para te trazer ao mundo, são e salvo.
O resto, logo veremos.
E para o leitor, desse lado, Boas Entradas 🙂
PS: Com este artigo inauguro uma nova rúbrica no blogue – Janelinha Pop-up – sobre o Cotãozinho… claro está. Encontram-na no menu ali em cima.
~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:
Facebook * Instagram * Pinterest * Twitter
Aproveita a gravidez, porque nenhuma é igual (por variadíssimos motivos) e guarda as melhores memórias da experiência. O resto ,,, os palpiteiros de plantão… eles estarão sempre por aí, é aprender a não ligar e seguir em frente! Beijinhos e excelente 2019.
GostarLiked by 1 person
Oh meu amor… A mochila está na Pausa mas logo logo voltará às costas! Tens todo um futuro cheio de aventuras pela frente. Tenho a certeza disso! Talvez não como as imaginaste… mas com ou sem bebe e sempre diferente do plano. A unica coisa que mudou é que o vosso par perfeito passou a equipa ❤️ boas entradas! Ps. Usa as más energias dessas pessoas como filtro do Universo para saberes quem merece lugar no teu coração e na tua vida. Mil beijos 😘❤️
GostarLiked by 1 person
Como costumo dizer, aceito palpites acompanhados de um pacote de fraldas. Assim não perdemos tudo. 😜
GostarLiked by 1 person
Que post tão bonito! Muitas felicidades para os 3! Sinto que este ano de 2019 vai ser um ano maravilhoso cheio de realizações, espero que seja assim para vocês também 🙂
Um grande beijinho, e muita luz *
GostarLiked by 1 person
linda família a compor-se num trio pleno de amor. muitas, muitas felicidades. um ano de 2019 pleno de realizações, (as que ficaram em stand by, não ganham bolo 🙂 ). Um grande beijinho.
MIa
GostarLiked by 1 person
queria dizer, não “ganham bolor” :-), que disparate. beijinho, de novo.
GostarLiked by 1 person
Minha querida grávida, há coisas que não se dizem porque só uma mãe gravidíssima as sabe! Quanto às outras que tem ouvido (e que eu também já disse!) são de carinho e afecto. O afecto pode ter muitas formas de expressão!
Só quero dizer que gostei imenso do post, da sensibilidade da mãe do cotãozinho e que desejo a toda a família um belíssimo 2019. Tudo vai correr bem!
E daqui a uns meses, pai e mãe, um com a mochila às costas e outro com o bebé as costas, já poderão iniciar novas aventuras pelo mundo!
GostarLiked by 1 person
Gostava de te desejar um 2019 espectacular, cheio de coisas boas e com muito amor à mistura 😀 Feliz Ano Novo!
Beijinhos,
O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin
GostarGostar
Sempre na mouche!
Espero estar cá para ver quando vocês também passarem a equipa, se estiver nos planos. 😛 Porque vai ser uma daqueeelas!
Bom ano querida ❤
GostarLiked by 1 person
Tenho de aprender a dizer isso em norueguês 😀 muito bom!
GostarGostar
… ❤ !!
Outro grande beijinho, e um excelente (re)começo
GostarGostar
❤ !!
Os meus filtros estão afinados (espero eu!). Os de afecto, os bem-intencionados, chegaram e ficaram, e ainda bem. 🙂 De resto, quando falo dos outros é porque vou seguindo um raciocínio que trouxe do título… é assim que os meus dedos percorrem o teclado, consoante a organização de ideias que vai nesta cabeça.
Que assim seja, porque viajar com ele tem potencial para ser ainda mais giro. Esperemos que ele goste como nós gostamos! Senão, certamente que nos trará outras aventuras e muitos sorrisos.
muitos beijinhos e uma excelente entrada no novo ano 🙂
GostarLiked by 1 person
Igualmente! 🙂
GostarGostar