Pensamentos Aleatórios

Lethal White

lethal white _ ler à janela

Título original: Lethal White
Título em português: sem tradução, à data de hoje
Autor(a): Robert Galbraith (pseudónimo da J.K. Rowling)
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 656

> Resumo

Coloco em inglês, como ainda não existe tradução oficial. O estilo é crime e este é o quarto livro da série Cormoran Strike (também adaptada à televisão, e com boa qualidade). O primeiro livro da série, com resumo em português, é este. Caso alguém faça muuuuita questão digam e eu traduzo este resumo.

“I seen a kid killed…He strangled it, up by the horse.”

When Billy, a troubled young man, comes to private eye Cormoran Strike’s office to ask for his help investigating a crime he thinks he witnessed as a child, Strike is left deeply unsettled. While Billy is obviously mentally distressed, and cannot remember many concrete details, there is something sincere about him and his story. But before Strike can question him further, Billy bolts from his office in a panic.

Trying to get to the bottom of Billy’s story, Strike and Robin Ellacott—once his assistant, now a partner in the agency—set off on a twisting trail that leads them through the backstreets of London, into a secretive inner sanctum within Parliament, and to a beautiful but sinister manor house deep in the countryside.

And during this labyrinthine investigation, Strike’s own life is far from straightforward: his newfound fame as a private eye means he can no longer operate behind the scenes as he once did. Plus, his relationship with his former assistant is more fraught than it ever has been—Robin is now invaluable to Strike in the business, but their personal relationship is much, much trickier than that.” (fonte: Goodreads)

> A minha opinião

Este é daqueles livros que comprei assim que foi lançado, e se vos disser que o consumi tanto em áudio como e-book e que ainda vou adquirir o físico penso que o meu amor pela série fica declarado. Mais do que um livro, este foi um amigo com quem passei várias horas ao longo das últimas semanas. Saboreei-o com calma, lendo e relendo/escutando capítulos conforme me apetecia. E mesmo assim passou tudo rápido demais e já estou a sofrer com saudades… Alguém conhece este sentimento?

Robert Galbraith é um pseudónimo da J.K. Rowling, mulher que marcou a minha juventude com a saga Harry Potter, e que agora continua a “acompanhar-me” através desta série. Para mim o elemento chave de um bom livro são as personagens, o quão humanas e credíveis elas se vão revelando. Neste caso há todo um universo delas, complexas e envolventes, o que a meu ver culmina com o Cormoran Strike e a Robin Ellacott e a sua relação hilariante.

Quando se fala em séries a verdade é que o meu discernimento fica toldado para avaliar um só livro, naturalmente, porque acompanho a evolução das personagens ao longo de todos eles e haverá elementos que gosto mais/menos por causa disso. Tentando ignorar as peripécias do Cormoran e da Robin acho que este foi um dos meus favoritos, embora no final tenha vacilado um pouco nesta convicção. A verdade é que é um livro extremamente rico em informação e com várias histórias cruzadas, acredito que não seja fácil atar isso de forma aceitável para todos os gostos.

A leitura não é fácil, pelo menos não em inglês, porque o livro aborda afincadamente a geografia e aspectos culturais do Reino Unido através de personagens e ambientes. Isso traduz-se em expressões e sotaques muito próprios, que exigem concentração e por vezes um dicionário – o que para mim só abona a favor da obra. Aproveito para referir que o narrador do livro áudio, o Robert Glenister, fez um trabalho fantástico trazendo à vida os sotaques e vozes correctas para cada personagem!

Grande parte da história passa-se em Londres e a minha vontade de visitar aquela cidade nunca foi tão grande. A crítica à alta sociedade é mordaz, o humor excelente e fazem-se frequentes referências subtis a temas como machismo e xenofobia.

Esta é uma leitura que recomendo para quem gosta do género crime e suspense ou de boas personagens. Mas comecem pelo primeiro livro da série, The Cuckoo’s Calling, para aproveitar melhor a viagem! Entre 0-5, dei-lhe 4 estrelas. 

> Citação favorita

Muito difícil decidir, este não é um livro com citações profundas isoladas. A maior parte do que guardei está fortemente ligado a alguma personagem, e partilhando corro o risco de traír a história.

Deixo estas duas, para demonstrar o estilo da leitura:

It was four in the morning, the hopeless hour when shivering insomniacs inhabit a world of hollow shadow, and existence seems frail and strange.

Life had taught him that a great and powerful love could be felt for the most apparently unworthy people, a circumstance that ought, after all, to give everybody consolation.

~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:

FacebookInstagramPinterest * Twitter

Follow my blog with Bloglovin

3 opiniões sobre “Lethal White”

  1. Confesso que me deixaste bastante curiosa em ler esta série! Tal como tu disseste, a J. K. Rowling é das autoras que mais marcou a minha juventude (e acho que de toda a nossa geração), no entanto estive sempre reticente em ler algo mais dela que não fosse o Harry Potter por dois motivos – primeiro, por ter uma expetativa tão elevada da escrita dela e já ter ficado desapontada com as adaptações que ela deixou fazer com o livro A Criança Amaldiçoada e até mesmo os livros que lançaram com os argumentos dos Monstros Fantásticos, acho que poderiam ter desenvolvido novas series com mais e melhor conteúdo para leitores (nota-se que prefiro a leitura ao mundo cinéfilo xD); e segundo, por ser algo mesmo bom que me obrigasse a gastar mais dinheiro em livros! E agora fiquei já arrumada porque me deixaste mesmo com a pulga atrás da orelha com o teu post 😛

    Liked by 1 person

  2. Como te compreendo!!! Estive assim muito tempo, na dúvida entre pegar no Cuckoo’s Calling ou não. Ainda por cima neste caso é exactamente o meu tipo de leitura, difícil ser imparcial quando já tenho tanta admiração pela imaginação daquela mulher… Mas correu bem! Se leres conta-me o que achaste, espero que gostes.

    No Casual Vacancy ainda não tive coragem de pegar, porque já vai ser um estilo totalmente diferente e não me apetece ter de a criticar hehe.

    É um alívio “falar” com alguém que partilha da minha opinião em relação ao mundo dos livros VS cinema. 😅😃 Especialmente no que refere a HP e afins.

    Gostar

  3. é bom quando os livros nos satisfazem e desafiam a ler e ler mais 🙂 gosto muito de ler mas, confesso, nunca li nada de literatura mais negra e/ou policial 🙂 recomendações para principiante? 😛 PedroL

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s