Pensamentos Aleatórios

Antes de vos deixar

antesdevosdeixar-1

Título original: Before I Fall
Título em português: Antes de Vos Deixar
Autor(a): Lauren Oliver
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 470

> Resumo

“Samantha Kingston tem tudo: o namorado com quem sonhava, três melhores amigas formidáveis e os privilégios que a sua popularidade lhe pode oferecer. Sexta-feira, 12 de Fevereiro, devia ter sido um dia igual a tantos outros. Nada faria suspeitar que iria ser o último… Mas então é-lhe concedida outra oportunidade. Durante uma semana, Samantha vai reviver o último dia da sua vida, tentando perceber os mistérios que envolvem a sua morte e descobrindo o valor de tudo o que está prestes a perder.”
(fonte: Goodreads)

> A minha opinião

Este é um livro fácil e rápido de ler, do qual gostei mais do que estava à espera. Tem várias passagens bonitas “para guardar” e potencial para nos fazer reflectir sobre o que andamos aqui a fazer e como passamos (ou desperdiçamos) o nosso tempo; isto tudo sem se apoiar numa história muito elaborada.

Apesar da protagonista ser uma adolescente e da narrativa ter lugar num ambiente de escola – o que poderá parecer penoso para um adulto que considere ler este livro – provavelmente qualquer pessoa se identificará com algum drama ou personagem (os estereótipos estão todos lá). Traz até uma certa nostalgia, levando-nos de volta àqueles dias em que pensávamos que o pior da vida era um teste de matemática ou algo do género. Faz-nos notar que como adultos estamos basicamente presos nas mesmas rotinas e problemas, mas com outros nomes e pretensões… Pelo menos foi essa a minha interpretação pessoal.

Dado que a acção decorre em apenas 7 dias achei a evolução da Samantha (personagem principal) inconsistente, passando a meu ver de criança irritante a adulta responsável de forma muito duvidosa. Claro que é uma obra de ficção e a autora terá tido os seus motivos, mas isso fez-me desligar um pouco da história. Apesar desse pormenor menos positivo, gostei imenso de viver como a personagem principal olha para as outras, em particular a percepção que tem das suas melhores amigas e o quanto isso vai mudando no decorrer da narrativa. Cheguei a estar convecida de que as coisas levavam um caminho previsível e depois surpreendi-me. Mais do que a reflexão sobre a morte, foi essa abordagem às vulnerabilidades de cada um e às relações humanas que me fez usufruir desta leitura.

Também gostei do final, e das suas implicações. Entre 0-5, dei-lhe 3,5 estrelas.

Aproveito para avisar que foi feito um filme com o mesmo nome, que é quase igual ao livro, e que também já vi e achei que até foi bem conseguido (mas se o virem antes de ler vão perder muito da história, como sempre).

> Citações favoritas

So many things become beautiful when you really look.

(…) shiver, thinking about how easy it is to be totally wrong about people – to see one tiny part of them and confuse it for the whole, to see the cause and think it’s the effect or vice-versa.

~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:

FacebookInstagramPinterest * Twitter

Follow my blog with Bloglovin

4 opiniões sobre “Antes de vos deixar”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s