
Curiosidade: a palavra no título deste artigo é norueguês e significa “a Páscoa”, pronunciando-se “pósque”. Por distracção ou talvez porque agora tenho um bebé e a falta de sono não perdoa, esqueci-me de que estamos na semana da Páscoa. Não sou religiosa, apenas amante de amêndoas e ovos de chocolate, mas a preocupação não é por aí. É que, à semelhança da época de Natal, o raio deste país pára!
Desde ontem que está tudo fechado. Como me esqueci disto, não fui às compras com antecedência… Agora fico limitada a pequenas mercearias ou lojas de emigrantes, até terça-feira. Mas o facto de eu ter a despensa quase vazia não é drama, nós cá nos arranjamos. Pior é que aqui não há a tradição das amêndoas, como em Portugal! Aliás, drama – um verdadeiro ultraje! – é que eu não encontro ovos gigantes Kinder em lado nenhum. Mas afinal o que comem e fazem os noruegueses, na Páscoa?
Grande parte pega na família e vão viajar. Uns viajam para o estrangeiro e muitos outros vão para a sua hytta – cabana no bosque que qualquer família norueguesa que se preze possui (uma espécie de casa de férias). Muita inveja nessa hora daqueles que têm hytta junto a um lago, no meio da paz da natureza, e onde estarão provavelmente a comer ovos de massapão com chocolate e a ler! Dado que o tempo está maravilhoso por estes lados (presentemente mais calor que em Lisboa), poderão também dar uns mergulhos no lago.
E agora uma curiosidade para os amantes de livros. A tradição de Páscoa dos noruegueses que mais me intriga chama-se Påskekrim. Acho que só mesmo os escandinavos para se saírem com esta… Por esta altura é costume ler-se livros de crime, e surgem diversos anúncios aos últimos sucessos dos vários autores escandinavos desse género. É um género que consumo bastante, e considero as obras norueguesas/suecas que já li particularmente violentas, pelo que acho piada associar-se um hábito destes a uma época supostamente religiosa. Melhor ainda, formar-se uma palavra à custa disso que junta Páscoa e crime. As maravilhas da cultura!
Assim, se eu fosse norueguesa, estaria provavelmente a escrever isto no alpendre da minha cabana super fashion mas com aparência rústica, ao sol e sem protector solar, talvez com um copo de vinho fresco ao lado (que não teria de ser de qualidade, porque não entenderia nada disso) e um livro sangrento à minha espera. Não é uma vida má, portanto. Perdoem-me o estereótipo, mas às vezes dá jeito. 😀
Boa Páscoa!
PS: Já lávámos a “veranda”. 😛
Boa Páscoa para ti e para toda a família.
https://coisasdefeltros.blogspot.com/
GostarLiked by 1 person
Realmente ler livros de crime na Páscoa…é no mínimo estranho! Mas deve haver uma razão qualquer…
Entretanto… espero que tenha sido uma boa Páscoa!
GostarLiked by 1 person
Tarde para retribuir “Boa Páscoa”, mas a tempo de agradecer a partilha. Curiosidades e tradições bem interessantes.
GostarLiked by 1 person