Pensamentos Aleatórios

Tropeçar na felicidade

IMG_7505-1

Título original: Stumbling on Happiness
Título em português: Tropeçar na Felicidade
Autor: Daniel Todd Gilbert
Ano de publicação: 2007
Número de páginas: 330

> Resumo

“‘SE EU GANHAR A LOTARIA, SEREI FELIZ PARA SEMPRE’, pensamos nós. Pois é, mas não. As coisas não se passam assim, na realidade, explica Daniel Gilbert, professor de psicologia na universidade de Harvard. Quando aquilo que tínhamos projectado finalmente se realiza, o nosso bom humor não dura tanto como esperávamos. E apesar da nossa obsessão com a felicidade, nunca seremos tão felizes como a nossa imaginação nos promete…
Inúmeras experiências feitas recentemente em psicologia, ciências cognitivas e em neurociências, aqui descritas, mostram-nos que: quando encaramos o futuro, a nossa imaginação sofre uma ilusão de óptica! O cérebro faz do futuro apenas uma projecção do presente. Ora, a vida não pára de nos modificar e, por isso, enganamo-nos permanentemente acerca dos nossos motivos de satisfação ou de insatisfação e tropeçamos na felicidade sem querer.
«Não esperem encontrar no meu livro uma receita de felicidade», previne o autor, que evita brilhantemente esta armadilha fácil. O que é preciso é perceber que somos incapazes de controlar o futuro mas, ao mesmo tempo, o nosso espírito não quer outra coisa!” (fonte: Wook)

> A minha opinião

O resumo que coloquei acima ilustra bem o conteúdo desta obra que, apesar de aparentar ser um livro de auto-ajuda, não o é. É um livro bastante técnico mas com uma linguagem fácil para leigos, com o qual se aprende imenso sobre o cérebro humano e como este processa situações e emoções. É extremamente interessante e acessível, o autor sabe explicar as coisas de forma simples e com um sentido de humor que me fez soltar umas boas gargalhadas.

Aconselho a leitura a qualquer pessoa que tenha interesse em Psicologia ou que goste de aprender coisas novas no geral, e que se queira rir um bocadinho. O livro também dá umas luzes sobre a nossa vida e o dia-a-dia, mas não de forma a resolver problemas… Bem pelo contrário: faz-nos chegar à cómica conclusão de que estamos condenados a cometer os erros do costume eternamente, já que a nossa própria mente e imaginação tratam de nos induzir em erro repetidamente. Prova-nos (cientificamente!) que vivemos num constante desespero em prever o futuro e escolher o melhor caminho para a nossa pessoa nesse futuro, mas que isso será sempre uma luta infrutífera – por vários motivos.

Dei-lhe 4 estrelas (0-5) e guardei várias passagens, gostei mesmo muito desta leitura que digeri com calma e ao longo de vários meses. Recomendo!

> Citação favorita

Li a versão original por isso as citações que guardei estão em inglês.

War, peace, art, money, marriage, birth, death, disease, religion – these are just a few of the Really Big Topics over which oceans of blood and ink have been spilled, but they are really big topics for one reason and one reason alone: Each is a powerful source of human emotion.

The bottom line is this: The brain and the eye may have a contractual relationship in which the brain has agreed to believe what the eye sees, but in return the eye has agreed to look for what the brain wants.

Alas, as keen as it’s editorial skills may be, memory does have a few quirks that cause it to misrepresent the past and hence causes us to misimagine the future.

~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:

FacebookInstagramPinterest * Twitter

Follow my blog with Bloglovin

2 opiniões sobre “Tropeçar na felicidade”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s