
Esta receita não leva ovos e não é preciso forno. É rápida e fácil de fazer. Partilho-a no seguimento da lemon curd, porque fizeram uma excelente equipa!
Nota: não fui eu que a inventei, vi várias e fui experimentando, no fim foi isto que deixei apontado no meu livro de receitas (faço sempre as coisas mais “a olho”).
Ingredientes:
– bolachas para a base (um pacote e meio, uso as Maria mas podes usar outras)
– manteiga para a base (200g; atenção que a quantidade de manteiga depende muito das bolachas que usares e da consistência que queres dar à base)
– leite condensado (1 lata)
– queijo para barrar (cerca de 400g; gosto mais do sabor quando uso Philadelphia)
– natas (cerca de 2dl)
– folhas de gelatina (4)
– leite magro/leite de coco (pouco, apenas o suficiente para derreter as folhas de gelatina)
Preparação:
1. Para a base: picar as bolachas, derreter a manteiga e juntar as duas até formar uma pasta. Colocar a mistura obtida no fundo da forma que se vai usar para o cheesecake – com cuidado para que fique bem compacta – e colocar no frio;
2. Aquecer o leite e colocar as folhas de gelatina em água fria durante alguns minutos; depois dissolver muito bem as folhas (escorridas) no leite e reservar;
3. Misturar o leite condensado e o queijo para barrar;
4. Adicionar as natas;
5. Acrescentar o leite (com a gelatina) e misturar tudo muito bem.
Depois é só colocar a massa dentro da base, tendo em atenção se esta já arrefeceu, e recomendo que se deixe o cheesecake no frio pelo menos uma noite antes de servir. No dia seguinte colocar a cobertura – que poderá ser um doce qualquer a gosto ou no meu caso a lemon curd.
Até já!
~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:
Facebook * Instagram * Pinterest * Twitter