
Em Rjukan uma das atracções obrigatórias é o Krossobanen, o teleférico mais antigo do norte da Europa, que em cerca de 5 minutos nos leva a uma altura de 886 metros acima do nível do mar.
Foi construído em 1928 com o intuito de facilitar o acesso da população à luz do sol, durante o Inverno. A instalação dos espelhos que referi no artigo anterior já havia sido sugerida, mas na altura era impracticável.
A subida meteu-me respeito mas eu tenho vertigens e levava o bebé no marsúpio – o que não abona ao equilíbrio. Connosco no teleférico iam vários noruegueses simpáticos, desde casais jovens a avós com os seus netos, todos encantados com o Cotãozinho e conversadores. Não vimos por lá nenhum turista. Foi uma experiência encantadora!
No topo há um café, um miradouro com a bela vista que abaixo demonstro, um parque de arborismo e várias indicações de possíveis trilhos com diferentes graus de dificuldade. Também está lá um geocache, caso o leitor goste dessas coisas! Não explorámos muito mais, infelizmente, mas esta viagem foi diferente para nós e estávamos a sondar os nossos recém adquiridos limites e cansaços. 🙂



Isto custou-nos 130NOK por adulto, ida e volta. O último teleférico partia às 16h (por estes lados acaba tudo cedo). Mais informações sobre horários e preços aqui.
A montanha que se vê nas fotos chama-se Gaustatoppen; um ponto de interesse para quem gosta de caminhadas, adrenalina e história; no próximo artigo falarei sobre isso.
Até já!
~~~~~~~
O Lugar à Janela nas redes sociais:
Facebook * Instagram * Pinterest * Twitter
2 opiniões sobre “Krossobanen (roadtrip🇳🇴)”