Janelinha Pop-up

O drama da água

Março-2Depois de meses a contrariar a minha Mãezinha (ah!) acho que este assunto merece um artigo; até porque se eu não tivesse sido mãe na Noruega provavelmente o “drama” não existiria. Tenho uma amiga luso-canadiana que passou exactamente pela mesma “luta” e já nos rimos com isto.

Mas então, de que estou eu a falar? Dar (ou não) água ao bebé!!! A Noruega diz que não, mas Portugal diz que sim. Como eu vivo entre os dois, a luta é real. 😀

O meu Cotãozinho tem agora 4 meses e consome exclusivamente leite materno. A informação que recebi aqui foi que não se deve dar água aos bebés, que o leite da mãe tem tudo o que necessitam. A partir do momento em que se introduz os sólidos aí a história será outra.

Tudo o que li sobre o assunto suporta essa teoria e dado que o meu bebé está feliz e saudável não tenho motivo para pensar o contrário! No entanto os portugueses com que comentei o assunto continuam a discordar.

Porque não lhe dou água? Porque o meu corpo está a tratar disso! Cada vez que ele mama, aquilo que começa por beber é maioritariamente água, para se hidratar; à medida que a refeição progride o leite será mais gordo e rico em nutrientes. Ao dar água ao meu bebé estaria apenas a ocupar espaço no seu pequeno estômago, arriscando-me a que ele se sentisse cheio e comesse menos do que deveria.

Os argumentos são mais que muitos e é só uma questão da pessoa se informar, eu não os vou enumerar porque não estou aqui para convencer ninguém. Só mesmo para abordar o tema das diferenças culturais com que me vou deparando, que em termos de atitude perante gravidez/maternidade têm sido várias!

Editando: Depois de receber bastante feedback a este artigo parece-me que afinal (ah!) por lá a opinião dos profissionais de saúde é a mesma… Será que isto é tudo uma questão cultural mas da perspectiva da teimosia e apego aos velhos hábitos? Confesso que só fiquei mais curiosa…

Até depois!

~~~~~~~
O
Lugar à Janela nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterest * Twitter

Follow my blog with Bloglovin

9 opiniões sobre “O drama da água”

  1. Aqui tb não se recomenda dar água aos bebés amamentados em exclusivo, Mia. Só aos que fazem leite adaptado ou quando iniciam diversificação alimentar.
    No limite, em dias de muito calor, pode-se oferecer ( não é insistir) e fora da hora de “refeição”.
    Beijicas

    Liked by 1 person

  2. Nunca dei muita água nessa fase, a pediatra dizia para experimentar uma colherzinha pequena. Mas já bebiam suplemento pois o leite era escasso. Penso que o pediatra saberá o melhor para o bebé. Atenção que sendo o clima outro, estas estratégias mais do que culturais, também acabam por ser uma adaptação ao meio. Eu faria o que diz o pediatra que acompanha regularmente o bebé. Beijinhos

    Liked by 1 person

  3. Por curiosidade perguntei ao médico do Cotãozinho se a ideia da água não teria precisamente que ver com o clima/calor. Ele disse-me que não, parece que é um assunto em que ainda não há unanimidade. Pensei que tivesse talvez que ver com as gerações mas também já vi que não, pelas respostas que estou a ter ao tópico… interessante!
    Beijinhos!

    Gostar

  4. Querida Mia, isto de ser avó/avó também é um processo de aprendizagem, acredite!! 😉 Todos/as queremos o melhor para os/as nossos/as bebés, sem dúvida, e confesso que já mudei de opinião, sem qualquer problema, sobre muitas práticas que tinha como certas relativas ao “cuidar de bebés”! Não é fácil, porque algumas estão tão enraizadas, temo-las tão interiorizadas, que é difícil ceder à mudança. Mas é um processo, e gradualmente também nos adaptamos. Pelo menos à maioria, porque algumas, do ponto de vista afetivo, são bem difíceis:) Muitos “beijinhos” ao cotãozinho <3.

    Liked by 1 person

  5. Isto de me meter com a minha Mãe é uma piada nossa Antónia, não se preocupe! 😃 Não é só ela que tem a opinião da água, e não foi só comigo que isto se passou. Mas não resisti meter-me com ela hehe, ao início discordávamos mas agora é só um picar com bom humor! Ela também já mudou o seu ponto de vista, a propósito. Mas como diz sempre… avó é avó! 👵
    Beijinhos cá de casa! 😊

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s