Norueguices

A nossa licença

Pronto, já está.

Acabei agora mesmo de meter o Gustavo na cama pela última vez, durante a minha licença de maternidade. Sim, estou de lágrima no canto do olho… E o biiicho parece que percebe; nesta última semana andou a dar-me luta por tudo e por nada e hoje mal comecei a canção de embalar enroscou-se em mim e fechou os olhos. Juro. Deixou-me ali, uma Mãe vulnerável no escuro, naquele terrível sufoco de saber que o tempo não volta atrás… Etc etc, lágrima, etc.

Ragnazinho

… Adiante… !!!

Vim cá hoje para responder à pergunta que mais me têm feito e explicar como é a licença na Noruega. Ou, melhor dizendo, como funcionam as coisas para uma família como a nossa: Mãe + Pai = 1 bebé.

O tempo total de subsídio parental são 49 semanas OU 59 semanas, dependendo se queremos ganhar a 100% ou 80%. Escolhemos as 59, sendo que dessas 3+19 foram para mim (é obrigatório entrar de licença um mês antes da data prevista para o nascimento do bebé) e outras 19 são do F. Sobram assim 18 semanas para dividirmos como quisermos, as quais ficaram naturalmente para mim porque… bem… quem o pariu fui eu, claro!!! Esta divisão tem tido várias alterações e dado polémica ao longo dos anos, e disso já falei neste artigo.

Ou seja, e falando como uma pessoa normal, eu fiquei até agora com o bebé e ele tem 8 meses e meio, e a partir de amanhã fica o F em casa até ele fazer 1 ano.

1BC0E485-90A6-438F-8F76-448FE8AC972F-2

E apoios? E depois? 

Desde o nascimento do Sr. D. Cotão que começou a caír automaticamente na minha conta bancária o abono de família, que ronda os 100€ por filho, independentemente da situação financeira das famílias.

Quanto a prolongar a licença: os nossos empregadores têm obrigatoriedade de nos facilitar a vida o mais que puderem a partir do momento em que temos filhos. Se quisermos mais tempo de licença – sem vencimento, claro – temos. Se quisermos conjugar o período de subsídio parental com trabalho a part-time, para ficar mais tempo em casa e ganhar melhor, ídem. Isto tudo em teoria, se depois tiver de o experimentar logo vos direi como correu, mas confio que corra bem porque aqui essas coisas são por norma respeitadas.

Em relação a conciliar amamentação e emprego – e aqui aproveito para dizer que isto é o meu maior medo – diz a lei que a mãe tem direito a uma hora livre paga por dia de trabalho, até a criança ter um ano de idade. E em teoria quantas mais horas livres quiser, sem vencimento, enquanto amamentar. Podemos ter que o justificar, mas até agora não me pediram nada – confiam.

A6CE65A4-F86F-476B-9CE7-75DB76B28395-1

Há mais coisas mas que para já não vejo necessidade de abordar, para não alongar o artigo. Já sabem que se houver questões podem colocar aqui em baixo.

Por agora boa noite, que amanhã é outro dia, e eu estarei de regresso à vida real!

PS: aiiiii que eles crescem rápido!

~~~~~~~
O
Lugar à Janela nas redes sociais:
FacebookInstagramPinterest * Twitter

Follow my blog with Bloglovin

3 opiniões sobre “A nossa licença”

  1. Primeiro: Que maravilha de fotos!
    Segundo… pois, realmente na Noruega tens mais sorte que eu aqui em Espanha. 59 semanas!!! Assim é que devia ser. Aqui são 16 para a mãe e 8 para o pai, a 100%.
    O H. também ficará com o Tom, dois meses quando eu voltar a trabalhar. Parece-me super importante!
    O “abono” aqui chama-se ajuda à mãe trabalhadora e também são 100€. Mas ao pedir licença sem vencimento deixo de receber até voltar a trabalhar. Pode-se pedir redução de horário… as horas de amamentação… de resto parece-me bastante parecido com a Noruega. Excluindo as 59 semanas!!!! Que bom!!! E que sorte, poderes acompanhar o teu baby tanto tempo, sem teres q te preocupar com logísticas financeiras.
    Enfim… ainda há um longo caminho a percorrer para as políticas sociais serem justas e equilibradas.
    Boa sorte no regresso à vida laboral!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s