Norueguices

Espectáculo (in)esperado

Fomos passar o Natal a Portugal e regressámos a casa dia 31 de Dezembro. O voo atrasou e quando aterrámos em Oslo já o país estava em festa por causa da passagem de ano. Foi ainda lá em cima, enquanto sobrevoávamos a Noruega, que tive um flashback para o meu primeiro ano aqui.

Tinha-me mudado há pouco tempo e era noite de passagem de ano. Estava com outros portugueses e ficámos todos de boca aberta com o espectáculo inesperado. Com o aproximar da meia-noite as pessoas saíram à rua e o céu encheu-se de luzes! Aprendi assim que os noruegueses podem e gostam de investir em fogo-de-artifício privado.

Este ano tivemos vistas privilegiadas sobre o espectáculo: lá do alto enquanto voávamos (a festa começa cedo!) e à meia-noite da nossa varanda. Os nossos novos vizinhos revelaram-se particularmente entusiastas de fogo-de-artifício, o que foi simultaneamente espectacular e assustador. Em baixo deixo o vídeo que fiz nessa noite (reparem no horizonte):

(Incrivelmente o Cotãozinho dormiu durante isto tudo, tal era o cansaço da viagem!)

Mas nem tudo o que é bonito é só bonito. No dia seguinte via-se por todo o lado os restos mortais da festa, e aprendemos que fogo-de-artifício deixa muito lixo. Durante a festa em si também chegámos a sentir algum receio, porque havia pessoas bastante alcoolizadas a manusear coisas perigosas… E entretanto aprendi que isto é um assunto que causa polémica por cá, nomeadamente por questões ambientais (poluição sonora para os animais), e que desde há uns anos se tentam tomar medidas para mudar estes hábitos na passagem de ano.

E é isto. Entrei em 2020 a aprender sobre este país, e com a certeza de que é aqui que me sinto em casa – entre o bom e o menos bom.

E por aí, que trouxe o novo ano?
Feliz ano 🙂 até já

Uma opinião sobre “Espectáculo (in)esperado”

  1. Interessante esse ponto de vista sobre o fogo de artifício. E desconhecia esse lado “festarola” de passagem de ano dos noruegueses! Saudades de Oslo, uma cidade que me surpreendeu 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s