Norueguices

(2) Comprar casa aqui

Este artigo é uma continuação do anterior: Comprar casa aqui.

novasjanelas-1
O arco-íris cá de casa

O leilão pode arrastar-se por tempo indeterminado e só encerra quando o vendedor aceitar, oficialmente, uma proposta que lhe agrade – seja pelo preço ou outras condições. Pode, por exemplo, continuar apenas com um interessado. Nesse caso o vendedor colocará contra-propostas no sistema, que qualquer um pode ver e aceitar. A pressão nunca alivia, por isso em teoria não é recomendável apaixonarmo-nos pela casa em questão… [Posso confessar que o meu coração ficou partido pelo menos uma vez, num leilão que perdemos e cuja casa eu adorava.]

Mas, mesmo com essa batalha vencida, ainda podemos perder a casa! Existe uma maldição chamada forkjøpsrett Isso é, muito resumidamente, alguém ficar com o imóvel mediante as condições que nós negociámos – mesmo sem ter participado no leilão. Não vale a pena explicar como ou porquê, mas isto tem que ver com quem pode/paga por isso e muitas vezes está associado a famílias norueguesas porque este direito passa de geração em geração (antiguidade). É frequentemente utilizado por pais que compram as casas aos filhos, ou os ajudam no processo, dando uso à carteira e poupando nas dores de cabeça. Assim, e após o leilão, há que esperar no mínimo uma semana para saber se podemos festejar ou afogar as mágoas e partir para outra…

É só no dia de receber as chaves (acordado na escritura) que voltamos a ver a casa, já sem os embelezamentos (mobílias, decorações, …) utilizados na open house. Nesse dia o comprador e o vendedor encontram-se lá para preencher uma check-list facultada pela agência que, ao ser assinada, serve como protecção legal para quem vendeu caso após essa data se descubra algum problema. Aqui já está tudo tratado, as transferências entre o banco e a agência feitas, e a partir daí (se tudo correr bem) ficou o assunto encerrado.

E voilá, a casa é nossa! O vendedor vai embora e ficamos lá sozinhos, com as chaves na mão, a olhar a volta com ar extasiado/horrorizado… Um momento marcante!

Nota: Para imóveis novos o processo pode ser mais simples, negociando-se o preço sem leilão (ou não), mas como há muitos factores que acabei por não referir (por exemplo a questão da dívida comum) nem me vou meter a explicar tudo. Ficaria aqui meses e meses! Se algum dia comprar uma nova, logo vos contarei a história. Mas duvido, porque até ver gosto mais delas “com carácter” 🙂

FIM! …

… Mentira!! As Norueguices não se ficam por aqui, já que entrar num “condomínio” (que por cá é tão mais que isso) tem muito que se lhe diga.

Até à próxima!

Uma opinião sobre “(2) Comprar casa aqui”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s