Norueguices

Como estamos

Perguntam-me frequentemente como estão as coisas aqui, e o que sei sobre a abertura das fronteiras. Está portanto na altura de actualizar o assunto Viver a crise na Noruega.

PARECE que o mal foi contido a tempo. Quando escrevi o outro artigo estávamos bem à frente de Portugal, em termos de vítimas do coronavírus. À data de hoje estamos assim:
. Casos confirmados na Noruega: 8 788 (em Portugal 40 104)
. Óbitos causados pelo vírus na Noruega: 249 (em Portugal 1 553)

Não têm havido casos novos, a curva estabilizou já há algum tempo e pouco a pouco as pessoas foram retomando o seu dia-a-dia normal. Há muita gente em lay-off (eu!) mas é verão (sagrado para os nórdicos) e acho que acima de tudo a população está a aproveitar ao máximo o seu país e o tempo em família. Diria que existe confiança no Governo e nas medidas que estão a ser tomadas, e também uma certa tranquilidade porque não estamos economicamente tão falíveis como outros países – basicamente o Governo tinha uma poupança de lado e está a usá-la agora, connosco.

Não se recomenda o uso de máscara, vê-se muita gente na rua e não noto medos/diferenças. Só quando entramos em estabelecimentos comerciais, usamos transportes ou vamos ao médico se evidencia o cenário de pandemia. Há por todo lado indicações para “manter a distância” e, por exemplo, quado se sai para beber café é triste ver como quase não há lugares sentados/objectos de decoração. É frustrante. Especialmente num país em que muita coisa está pensada para as crianças e, neste momento, tanto disso nos foi tirado por causa do vírus e cuidados a que ele obriga (noutro artigo explicarei melhor esta parte).

O facto de termos comprado casa antes disto rebentar acabou por se revelar vantajoso (refiro-o porque era um dos meus medos), foram accionados apoios a famílias na nossa situação e a prestação da casa até baixou consideravelmente. Teríamos a hipótese de não a estar a pagar, se assim o desejássemos. Os preços no mercado parecem não ter sido afectados e tudo se mantém normal, aparentemente.

Sobre viagens… Podemos viajar mas as fronteiras continuam fechadas para não residentes, até ordem em contrário. Não é recomendável que viajemos para fora e caso o façamos teremos de cumprir uma quarentena de 10 dias. Mas há excepções! Poupo nas palavras e ilustro isso com o mapa abaixo: podemos visitar os países que estão a verde sem termos de fazer a quarentena (deve ser uma excelente altura para ir à Islândia…). A vizinha Suécia tem sido a vergonha do Norte, pela forma como lidou (ou não) com a pandemia, por isso ficou excluída do grupo.

2020-06-12-kart-norden

 

E assim estamos por cá, numa época de insegurança e instabilidade, em que se faz por viver um dia de cada vez e não pensar no que aí vem. Porque a recessão está à espreita…

Vejo que em Portugal as coisas estão a piorar, e lamento leitores e leitoras que estejam sujeitos aos irresponsáveis deste mundo. Espero que em breve todos ganhem juízo – parece impossível que ainda haja gente que não alcança a magnitude do problema…

Actualização: Hoje o Governo anunciou que pretende abrir as fronteiras a grande parte da Europa a partir de 15 de Julho, seguindo uma lógica semelhante à que se vê no mapa acima. Realizarão avaliações quinzenais sobre o estado da contenção da pandemia em cada país, classificando-o como verde ou vermelho, o que se traduzirá na necessidade ou não de se cumprir quarentena após viajar para lá e determinará se não residentes terão autorização para meter cá os pés.

(Neste momento Portugal está vermelho. Sei de uns avós que não vão achar piada nenhuma a isso…)

5 opiniões sobre “Como estamos”

  1. Concordo. E também concordaria se estivesse aí. São sempre os mesmos a pagar. Há que ter muita paciência nesta vida…

    Aproveito para dizer que por cá houve também muita sorte, porque a irresponsabilidade também cá mora

    Liked by 1 person

  2. Gostei muito do post e de saber a tua experiência com toda essa situação na Noruega.. Infelizmente as coisas em Portugal estão a piorar de dia para dia, algo que é mesmo um transtorno enorme visto que no início ficou tudo bastante bem controlado…
    Beijinhos, I’m Patrícia Silva!!

    Liked by 1 person

  3. Se os números ainda valem, para uma população que é cerca de 2x a da Noruega, Portugal tem 4,5x mais casos confirmados e 6x mais óbitos.
    Já o não uso de máscara parece causar alguma perpelexidade.
    E, sim, se puderem ir à Islândia, não deixem de aproveitar, por razões de conjuntura e pelas que mostramos em posts recentes.

    Liked by 1 person

  4. Neste momento as pessoas estão, por cá, completamente à vontade. Entretanto já se viaja, só não para Portugal porque é considerada má ideia … 😅
    Acabámos por ir passear pela Noruega, vimos inclusive Geiranger e Trollstigen sem turistas. Um verdadeiro privilégio! Depois conto tudo por aqui.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s