Norueguices, Viagens

Trollstigen (medo!)

Trollstigen_laj-3

Trollstigen (foto acima), que pode ser traduzido para “a escada do troll”, foi uma das aventuras do nosso recente passeio. É usma estrada que sobe a pique pela montanha, em curvas e contra-curvas apertadas sobre precipícios e cascatas. Meteu respeito ao F. (condução) e até adormeceu o C. (inédito!).

A parte mais emocionante para mim, vivida num misto de excitação e medo, foi quando atravessámos a ponte por cima de uma queda de água com mais de 300 metros de altura. A terrível força da água mesmo ali ao lado, e nós suspensos no vazio à mercê daquilo, traz-me o coração à boca só por recordar. Percorrer Trollstigen foi um momento simultaneamente intenso e fugaz: cada janela do carro apresentava um cenário diferente, cada curva uma nova visão épica, de tal modo que o cérebro tinha dificuldade em assimilar tudo. Foi aterrador e belo! Recomendo mesmo para quem pensa que terá medo; a adrenalina acrescenta à experiência, e no fim é só uma estrada com curvas e correu tudo bem.

Importante: a estrada está em óptimas condições e tem uma largura considerável, pelo que a condução acabou por ser tranquila (apanhámos pior na Escócia). Este troço encerra nos meses de Inverno e/ou quando há mau tempo.

No topo há um pequeno café/museu onde é possível ver fotografias e aprender sobre a história de Trollstigen; desde a construção da ponte por necessidade para quem tinha que viajar entre Åndalsnes e Valldal (antes disso passavam por cima da cascata pendurados numa corda!) à decisão de apostar naquele local como atracção turística. Esse edifício encaixa na paisagem de uma forma brilhante e subtil, ficando quase camuflado entre a pedra e as águas cristalinas dos glaciares (ver imagem abaixo, esq.). É relativamente recente, dado que o anterior foi destruído por avalanches (imaginem a minha cara a ler isto no museu, ainda a recuperar do choque da estrada…).  Há também um passadiço e vários miradouros, onde o nível de adrenalina vai aumentando e aquilo que nos separa do abismo diminuindo à medida que avançamos.

Quando percorri o passadiço e me debrucei sobre alguns dos miradouros (imagem acima, dir.) estava a pensar para mim que aquele sítio representa perfeitamente a Noruega como destino turístico. Natureza pura e dura e arquitectura discreta, respeitadora do meio em que está inserida. O aconchego trazido a um local inóspito, com classe. Um equilíbrio saudável e simples que me encheu o espírito de boas vibrações!

Despeço-me com os já habituais links úteis, em particular para quem queira visitar este local e outros já referidos:
. informação mais detalhada no site da Visit Norway (em inglês)
. artigo sobre a nossa estadia nesta zona (Na Cabana…)
. um cheirinho de para onde fomos depois disto, neste artigo

Já sabem que se tiverem perguntas podem fazer nos comentários ou enviar-me email/mensagem nas redes sociais. Digam-me, caso me tenha esquecido de algo importante. A seu tempo vou colocar mais informação no blogue sobre esta viagem. É incrivelmente divertido reviver os passeios escrevendo sobre eles! Obrigada por acompanharem, desse lado.

Até à próxima!

6 opiniões sobre “Trollstigen (medo!)”

  1. Incrível!
    Faz-me lembrar a Transfăgărăşan, na Roménia. Quando lá estive, durante a Páscoa, a estrada não estava em condições e acabei por não experienciar esta estrada tão famosa.
    Deve ser fantástico! 😀

    Convido-a a visitar o meu blogue e a ver o último artigo, com a viagem à Islândia e respectivo vídeo da road trip. 🙂

    Liked by 1 person

  2. Sem dúvida… “É incrivelmente divertido reviver os passeios escrevendo sobre eles!”
    É como que uma segundo viagem aos lugares que nos deixam a nostalgia do regresso.
    E que bom é regressar aos sítios onde fomos felizes (apesar dos mitos em contrário!)
    Obrigado pela partilha de um lugar fabuloso.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s