Norueguices

Benefícios

Educar uma criança entre duas (ou mais) línguas tem os seus desafios, mas sempre me disseram que tem também benefícios. “Faz as crianças mais inteligentes”, diz-se. E é!

O meu filho está a ficar extremamente … esperto. Sabe como e quando usar o seu [pequeno] charme numa ou noutra língua, adapta-se às ocasiões e às pessoas.

Um exemplo? Ele percebe que cá em casa se fala uma língua diferente daquela que se fala lá fora. Quando se dirige a portugueses é mais despachado e diz “olá”, mas assim que está na rua acena às pessoas e muda para “hei hei”. Ver um bebé enchouriçado em roupas de Inverno a dizer “hei hei” é a coisa mais fofa de sempre, ver que é o meu e ainda por cima está a mandar charme torna-se hilariante. É engraçado que a regra do “hei hei” se aplica literalmente quando passamos a ombreira da porta para o corredor do prédio.

Desde há umas semanas para cá que o vocabulário dele disparou e começámos a notar que algumas palavras, mesmo sabendo em português, ele opta por usar em norueguês. Ao início pensei que nos estava a testar/provocar, mas depois percebi que escolhe por preferência. Por exemplo, coelho não é uma palavra muito bonita/fácil, mas kanin já é – por isso ele escolheu a segunda. Não gosta de dizer mirtilo, mas diz blåbær.

Amigos já me avisaram que daqui a uns tempos ele só fala norueguês, e admito que tenho pena disso. É nestes momentos que uma pessoa sente o amor à pátria… oh! E como é que é suposto metermos respeito se ele vai falar melhor que nós…!? Uuuff, que a estrada é longa.

Por outro lado ver que neste momento ele fala mais português que norsk também nos aperta o coração, quando vemos que ele se quer expressar mas as pessoas não o compreendem. Felizmente nunca o vi frustrado por causa disso. Nesse caso aprendemos nós com ele!

Já eu não sinto benefício absolutamente nenhum por viver entre línguas, só vou ficando melhor numa e pior nas outras. Saber que não sou a única conforta-me; hoje em dia tenho respeito pelos pais do Jean Pierre das anedotas.

[PS: E então esse 2021, está bonzinho…? Pois, pois é. Eu sei. Força aí.]

6 opiniões sobre “Benefícios”

  1. Oi Mia. Treina com ele as duas línguas sim. Pode parecer mais dificil ao inicio mas ele, assim, vai ter duas línguas maternas. É ótimo. Eu tive um miúdo cuja mãe é inglesa e falava com ele em inglês e o pai falava em português. Era giríssimo perceber que ele distinguia perfeitamente as línguas e o míudo achava super estranho quando um português falava em inglês para ele.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s